PUB
Recheio 2024 Profissional

Sinal da TDT monitorizado por 400 sondas

Sinal da TDT monitorizado por 400 sondas
O projeto de monitorização do sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT), que envolve a utilização de 400 sondas, representa um investimento de 450 mil euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) anunciou esta segunda-feira a aposta num projeto que envolve 400 sondas para monitorizar o sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT), num investimento de 450 mil euros. A iniciativa, que passa pela instalação de 386 sondas em locais distintos, deverá ficar concluída no início do terceiro trimestre.
De acordo com os responsáveis da entidade, quatro sondas já estão a funcionar desde dezembro numa rede piloto inicial com as freguesias de Vialonga, Benavente, Benfica do Ribatejo e Odivelas, onde o sinal se tem mostrado “estável” e “sem grandes problemas”. As restantes 14 sondas vão servir de reserva, para casos de avaria ou para análises paralelas. “Iniciámos este projeto, que é pioneiro em Portugal, em parceria com várias instituições. As sondas vão monitorizar o sinal de TDT 24 horas por dia, sete dias por semana e vão permitir cobrir todo o país. Com esta monitorização vamos poder verificar se o sinal tem a qualidade exigida e, se não tiver, reportar ao operador para este atuar”, explicou a presidente da Anacom, Fátima Barros. De acordo com José Borrego, responsável pelo projeto, as sondas começaram a ser pensadas há quase dois anos, sendo que a monitorização realizada até agora era “muito intensiva do ponto de vista do consumo de recursos, humanos e de tempo, ao contrário da que será efetuada, totalmente automática e em tempo real”.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce