CIN - Branco Perfeito

Sessões de cinema e masterclasses no novo festival do Porto

Sessões de cinema e masterclasses no novo festival do Porto

Ainda este mês, o Porto vai receber um novo festival. Trata-se do “Arquiteturas Film Festival”, que chega pela primeira vez à cidade, com um programa diversificado, a realizar entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro.

Durante cinco dias, o festival de cinema de arquitetura vai proporcionar aos visitantes sessões de cinema, com entrada gratuita, debates, exposições e masterclasses.

A 9.ª edição do evento, realizada pelo INSTITUTO, sob o mote “Slow Down!”, vai refletir sobre a ideia de “abrandamento” e assenta em quatro eixos principais – “Programa Oficial”, “Programa da Instituição Convidada [Centre for Documentary Architecture]”, “Programa Experimental” e “Programa de Competição”.

Segundo a empresa municipal Ágora, que apoia o festival, os filmes do programa vão passar por vários locais emblemáticos da cidade do Porto, como o Cinema Passos Manuel, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Fundação Instituto Marques da Silva, INSTITUTO e Casa Comum.

O programa arranca com a exibição de “Landscape Healing”, do realizador Richard John Seymour, no Cinema Passos Manuel. No total, estarão 23 filmes em competição, oriundos de 17 nacionalidades, incluindo Portugal.

Do nosso país, destaca-se a projeção dos trabalhos “Waters of Pastaza”, de Inês T. Alves, “Places of Absence”, de Melanie Pereira, “Lethes”, de Eduardo Brito, e “Luz de Presença”, de Diogo Costa Amarante.

De referir que o acesso às sessões de cinema está dependente da lotação de cada espaço.

Consulte, aqui, o programa completo do Arquiteturas Film Festival.

Foto: Ágora

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz