Recheio

Serralves vai ter novo edifício assinado por Siza Vieira

Serralves vai ter novo edifício assinado por Siza Vieira

O Norte 2020 aprovou, na passada segunda-feira, o projeto de financiamento comunitário à ampliação do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, através da construção do “edifício poente”, com assinatura do arquiteto Siza Vieira.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) endereçou, há seis meses, um um “aviso-convite” para que Serralves se candidatasse a ,25 milhões de euros de fundos europeus para a ampliação do Museu de Arte Contemporânea. O convite foi aceite e aprovado, permitindo assim a criação de um novo espaço financiado por fundos europeus em 85%.

“Os benefícios culturais, patrimoniais e artísticos e os impactos turísticos e económicos positivos, à escala regional, estão na base da decisão do financiamento”, explica a CCDRN.

Com um investimento que ronda os 5 milhões de euros, Serralves verá um novo edifício a ser construído com a assinatura do arquiteto Álvaro Siza Vieira, reforçando a “marca de arquitetura de referência mundial do espaço e da cidade”, sublinhou.

“O financiamento do Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte) será de quatro milhões e 250 mil euros para um investimento elegível que ascende a cinco milhões de euros. A obra deverá ser executada até junho de 2023”, avança a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), em comunicado.

O novo edifício do museu terá uma área bruta de construção de 4.204 metros quadrados, desenvolvendo-se em três pisos: um dos pisos para reservas e dois expositivos, com salas interligáveis e ajustáveis.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.