Sogrape

Serralves recebe exposição inédita de artista brasileiro

Serralves recebe exposição inédita de artista brasileiro

O Museu de Serralves dispõe, até meados de setembro, de uma exposição única em Portugal sobre o trabalho de Leonilson um dos maiores expoentes de uma geração de artistas brasileiros, conhecida como Geração 80.

“É a primeira retrospetiva do Leonilson na Europa e a primeira em Portugal. É uma exposição que está a ser trabalhada há mais de dois anos. Foi apresentada primeiro em Berlim [Alemanha], depois foi apresentada na Suécia, e vem agora para Serralves”, revelou Filipa Loureiro, responsável pela coordenação da mostra, em declarações à Agência Lusa, citadas pel’O Sapo.

A exposição “Leonilson, Drawn 1975-1993” reúne cerca de 250 trabalhos do artista, que faleceu em 1933, e que aprendeu a gostar de bordados e de tecidos com os progenitores.

Em causa, refere a responsável, está um “amplo espetro de meios e estilos, passando pela pintura, colagem, desenho, escultura, bordado, bem como revela documentação que remete para a relação com outros artistas como Albert Hien e amigos, correspondência, e a sua relação com as viagens à Europa”.

Segundo indica a Fundação de Serralves, na sua página oficial, a retrospectiva apresenta uma seleção de obras que abrangem “ma ampla gama de mídias e estilos, desde as primeiras pinturas até os bordados introspectivos dos últimos anos de Leonilson, proporcionando uma visão geral de toda a sua obra”.

Os interessados poderão visitar “Leonilson, Drawn 1975-1993” até ao dia 18 de setembro deste ano.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes