PUB
CIN - Branco Perfeito

Serralves mostra fotografias inéditas de Manoel de Oliveira

Serralves mostra fotografias inéditas de Manoel de Oliveira

A Casa do Cinema Manoel de Oliveira, em Serralves, recebe esta sexta-feira, 23 de outubro, a exposição “Manoel de Oliveira Fotógrafo”, que desvenda uma faceta desconhecida do consagrado realizador e abre “novas perspetivas sobre a evolução da sua obra. 

A mostra, patente até abril do próximo ano, reúne mais de 100 fotografias inéditas, produzidas entre finais de 1930 e meados dos anos 1950, que estavam guardadas no arquivo pessoal do encenador, integralmente depositado em Serralves. 

Com curadoria de António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, este espólio revela a passagem do realizador pela “imagem estática”, “etapa determinante do seu percurso como cineasta”, descreve a Fundação de Serralves, no seu site. “Em diálogo tanto com o pictorialismo como com o construtivismo e com as experiências da Bauhaus, as suas fotografias estão a meio caminho entre a exploração dos valores clássicos da composição e o espírito modernista que animou toda a primeira fase da sua produção cinematográfica”. 

Recordando que “a fotografia é para o realizador um instrumento de pesquisa formal e de experimentação”, a fundação sublinha que as imagens que serão reveladas nesta exposição “acrescentam, certamente, um novo capítulo à história da fotografia portuguesa dos anos 1940”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além disso, continua, constituem, também, um precioso instrumento para enquadrar o modo como Manoel de Oliveira passa a assegurar, durante um período de dez anos, a direção de fotografia dos seus próprios filmes, bem como para contextualizar, numa perspetiva mais ampla, o rigor de composição que, de uma maneira geral, caraterizam todos os seus filmes.  

“Manoel de Oliveira Fotógrafo” pode ser visitada até ao dia 18 de abril de 2021. A exposição será acompanhada por um catálogo, um ciclo de cinema e um programa de conferências. 

Foto: Fundação de Serralves

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce