PUB
Recheio 2024 Institucional

Serralves em Festa 2016

Serralves em Festa 2016
Serralves abre portas para “juntar mundos” durante 40 horas sem parar

A próxima edição do Serralves em Festa acontece já a partir deste sábado, pelas 9 horas, e decorre até ao final de domingo, à meia noite. A 13.ª edição daquele que “é o maior evento da cultura contemporânea no país” terá centenas de atividades, gratuitas, a decorrer simultaneamente, durante 40 horas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Música, dança, performance, circo contemporâneo, teatro, cinema e fotografia são áreas que os visitantes vão poder explorar e apreciar. Os programas de oficinas e as visitas orientadas pelo parque e pelo Museu são também atividades que não poderiam ficar de fora deste fim de semana.
O tema da edição deste ano é “Juntar Mundos” e pretende refletir o espírito desta iniciativa, que acontece anualmente no Porto, e que celebra a arte e a cultura, juntando no mesmo recinto artistas nacionais e internacionais e que mostram como pode existir uma convivência intercultural.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também irá participar no Serralves em Festa, com uma visita agendada para domingo pelas 11 horas.
serral_festa2016_2Ao longo do fim de semana, o Museu estará aberto e, assim, o público poderá visitar exposições como Quasi Tutto, do italiano Giorgio Griffa, Tecnoforma, de Silvestre Pestana ou Campanha, do britânico Liam Gillick.
Nos dois dias, das 9h às 18h, será possível, a partir da adaptação de um espaço no Parque de Serralves, construir uma exposição dedicada às Marionetas do Porto e às criações que habitaram a história da Cinderela. Marionetas, objetos e partes cenográficas da peça integrante do repertório da Companhia de Teatro de Marionetas do Porto podem ser vistas na peça “História da Cinderela”.
Ao longo de 40 horas ininterruptas, uma sala da Casa de Serralves será cristalizada através de um fluxo constante de som e luz. A partir de um sistema de difusão multicanal, transformar-se-á o salão da Casa de Serralves numa cápsula imersiva. Assim, o público do Serralves em Festa é convidado a pernoitar na Casa de Serralves: imerso em som e cor.
“Eine Alpenjazzphonie” invade o campo de ténis de Serralves no sábado de manhã. O concerto da Orquestra de Jazz da Escola Profissional de Música de Espinho tem início logo pelas 11h.
Mais um destaque para a música vai o concerto dos Natural Information Society & Guests, banda fundada pelo músico norte-americano Joshua Abrams que apresentará um espetáculo com músicos portugueses convidados e com ambientes psicadélicos. O concerto está marcado para o Prado, no sábado, às 18 horas.
serral_festa2016_3Durante a madrugada de sábado, os concertos não param e o Prado recebe o coletivo musical BATUK, natural da África do Sul. BATUK promete misturar música house com ritmos africanos. A partir das 4h15 da manhã, é a vez do DJ Tiago Miranda animar o público que continua a vaguear por Serralves.
O projeto Strata.2 é uma estreia absoluta da coreografa Maria Donata D’Urso. O Auditório de Serralves recebe este espetáculo de dança em três sessões e conta com repetição no domingo.
Ainda na dança, Pedro Prazeres apresenta, em estreia absoluta, também, a instalação Eu – Globulus, construída para o Passeio da Levada, no Parque.
Silvestre Pestana merece mais um destaque nesta edição. A performance Zangões 2016 é apresentada no Museu e é mais uma estreia absoluta.
A Casa de Serralves vai receber, continuamente, durante as 40 horas, o projeto Oxidation Machine do artista portuense Jonathan Saldanha, que contará com vários músicos convidados.  
O programa completo pode ser consultado na página da Fundação de Serralves.

Texto: Raquel Andrade Bastos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil