PUB
Recheio 2024 Institucional

Serralves: artista japonesa de 95 anos expõe mais de 160 trabalhos

Serralves: artista japonesa de 95 anos expõe mais de 160 trabalhos

A cidade do Porto vai ser presenteada com a genialidade de Yayoy Kusama. A artista japonesa terá, a partir desta quarta-feira, 27 de março, uma exposição em Serralves. Ao todo, são mais de 160 pinturas, desenhos e esculturas, que retratam a vida e obra da artista.

Como refere o Observador, a exposição “Yayoi Kusama: 1945 — HOJE” será exibida até ao dia 29 de setembro. O que esperar da exposição? Desde já, importa saber que esta encontra-se dividida por temáticas diferentes: Infinito, Acumulação, Conectividade Radical, Biocósmico e Morte e Força de Vida.

É mais de uma centena e meia de trabalhos expostos, que contam o percurso da artista de 95 anos. Posto isto, a visita trata-se de uma espécie de viagem, desde os primeiros desenhos de Kusama, passando, por exemplo, pela altura da Segunda Guerra Mundial.

Sobre a forma de expressão artística de Kusama, a responsável pela exposição, Filipa Loureiro, explica que “a artista exprime sentimentos e emoções através de pontos, bolas, abóboras e espelhos” (via Observador).

A exposição da artista japonesa estará patente em mais do que um sítio. Sem se circunscrever ao museu, a arte de Kusama também estará no parque de Serralves. Aí, poderão ser observadas algumas das peças mais icónicas da artista.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Tal como refere Filipa Loureiro, de acordo com a mesma fonte de informação, “procuramos mostrar, através desta exposição, a relação e procura incessante entre o interior e exterior que está presente em toda a obra de Kusama”.

Como se diz na gíria, imagens valem mais do que mil palavras, pelo que só visitando é que se absorve o legado artístico de Kusama. No entanto, tentando pintar um cenário visual, sabe-se que um dos destaques vai para a metáfora do sol, da terra e da lua, com perfis de mulheres e flores. 

O museu de cultura visual M+, situado em Hong Kong, liderou a conceção e organização desta exposição, em colaboração com a Fundação de Serralves e o Museu Guggenheim de Bilbau.

Fotografia: Instagram Yayoy Kusama

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem