Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Serralves apresenta exposição de João Vieira no Palácio da Bolsa

Serralves apresenta exposição de João Vieira no Palácio da Bolsa

No âmbito do programa nacional de itinerâncias da “Coleção de Serralves”, a Fundação de Serralves apresenta, a partir da próxima quarta-feira, 12 de maio, a exposição “João Vieira: Obras na Coleção de Serralves”. A mostra estará patente no Palácio da Bolsa. 

Durante quatro meses, o público poderá visitar duas obras icónicas de João Vieira, um artista incontornável no panorama artístico nacional, que faleceu em 2009. As obras apresentadas, «“A” grande (1970)» e “Caixa Branca (1971)”, “expandem a investigação do artista em torno de signos linguísticos para lá do campo da pintura”, sublinha a Fundação, em comunicado enviado à VIVA!. 

De referir que João Vieira afirmou-se não só no campo da pintura, mas também como um dos precursores da performance e da instalação em Portugal. “O seu trabalho é marcado pela exploração plástica da letra como símbolo pictórico, transformando o texto em imagem”, assinala a nota divulgada, destacando que “se na sua pintura investe na gestualidade e expressão da forma caligráfica, nas suas instalações, “happenings” e objetos utiliza as letras do alfabeto como elementos performativos capazes de questionar os códigos da linguagem de forma radical e subversiva”. 

Com este programa, Serralves pretende tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. 

A mostra “João Vieira: Obras na Coleção de Serralves” pode ser visitada até 12 de setembro. 

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes