
No âmbito do programa nacional de itinerâncias da “Coleção de Serralves”, a Fundação de Serralves apresenta, a partir da próxima quarta-feira, 12 de maio, a exposição “João Vieira: Obras na Coleção de Serralves”. A mostra estará patente no Palácio da Bolsa.
Durante quatro meses, o público poderá visitar duas obras icónicas de João Vieira, um artista incontornável no panorama artístico nacional, que faleceu em 2009. As obras apresentadas, «“A” grande (1970)» e “Caixa Branca (1971)”, “expandem a investigação do artista em torno de signos linguísticos para lá do campo da pintura”, sublinha a Fundação, em comunicado enviado à VIVA!.
De referir que João Vieira afirmou-se não só no campo da pintura, mas também como um dos precursores da performance e da instalação em Portugal. “O seu trabalho é marcado pela exploração plástica da letra como símbolo pictórico, transformando o texto em imagem”, assinala a nota divulgada, destacando que “se na sua pintura investe na gestualidade e expressão da forma caligráfica, nas suas instalações, “happenings” e objetos utiliza as letras do alfabeto como elementos performativos capazes de questionar os códigos da linguagem de forma radical e subversiva”.
Com este programa, Serralves pretende tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
A mostra “João Vieira: Obras na Coleção de Serralves” pode ser visitada até 12 de setembro.