PUB
Junta da Galiza

Será demolido o Bairro da Triana em Rio Tinto

Será demolido o Bairro da Triana em Rio Tinto

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, está confiante de que o projeto de renovação do bairro da Triana, em Rio Tinto, será um impulso crucial para toda a região.

A demolição deste bairro, construído durante o mandato de Valentim Loureiro nos anos 90, está prevista para começar no próximo ano, conforme relata o Jornal de Notícias. Marco Martins espera que esta iniciativa sirva como catalisador para novos investimentos em requalificação por parte de investidores privados.

Segundo o JN, o bairro da Triana, que inicialmente contava com 25 residências, agora tem apenas 15 ocupadas, enquanto as restantes estão vazias e deterioradas. O projeto de renovação abrangerá toda a área do bairro, desde a Calçada das Pedreiras até aos terrenos junto à capela mortuária do cemitério número dois.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A transformação resultará num empreendimento municipal que oferecerá 96 habitações sociais. Estima-se que o novo complexo esteja concluído entre 2026 e 2027, com um investimento total de 20 milhões de euros, a ser financiado em 75 a 85% pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). As 96 unidades habitacionais terão tipologias T1, T2 e T3.

O marco inaugural deste empreendimento será a cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo centro de saúde de Rio Tinto, agendada para esta terça-feira, 28 de maio.

Fotografia: Wikipédia
PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem