PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Senhor de Matosinhos 2016

Senhor de Matosinhos 2016
Festas do “Senhor de Matosinhos” voltam a invadir o município com um intenso programa

A romaria do Senhor de Matosinhos está de volta já esta sexta-feira e vai prolongar-se por mais três semanas, oferecendo à população muita animação com música, fogo de artifício, dança, artesanato e sardinha assada.
As festas do Senhor de Matosinhos remontam séculos atrás, mas atualmente continuam a ser um marco para o concelho e atraem cada vez mais visitantes, que a autarquia prevê cheguem ao um milhão.

Esta noite haverá uma sessão de vídeo mapping, que marca simultaneamente o início da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico. “O Mar de Luz” – nome desta sessão – promete “uma grande projeção a 3D”, acompanhada por música e bailado, sobre a história do de Matosinhos, na fachada principal dos Paços do Concelho.  
sr_mat2016_4No dia 10 será a vez do Parque Basílio Teles acolher a Feira do Livro de Matosinhos, que ficará patente até ao dia 5 de junho e que estará aberta das 11h às 24h.
Na sexta-feira 13 é dia de inaugurar o festival internacional Literatura em Viagem (LEV), com uma sessão de José Pacheco Pereira, uma exposição de Gonçalo Cadilhe e uma Noite Revivalista pelas bandas “Proud Credence” e “Country Joe”.
De acordo com o vereador da Cultura desta cidade, Fernando Rocha, “o Senhor de Matosinhos é o maior cartaz que o concelho tem”. O feriado municipal acontece no dia 17 de maio, mas antes, no dia 14, há um dos grandes destaques desta romaria – o  espetáculo de fogo de artificio. “O fogo de artifício do senhor de Matosinhos todos os anos atrai mais de 100 mil pessoas”, afirma o vereador. Este ano há a promessa de novidades de caráter tecnológico para o espetáculo pirotécnico.
O feriado municipal tem direito à Eucaristia Solene da Festa do Bom Jesus de Matosinhos que será presidida pelo bispo do Porto e que contará com as imagens do altar-mor recuperadas pela autarquia, que significaram um investimento de 50 mil euros por parte da autarquia.
orq_jazz_matNo dia 21, sábado, a Galeria Municipal receberá a exposição José Emídio – “Voltar”, que ficará patente ao público até 2 de julho.
A música é sempre parte integrante das festas de Matosinhos que, para além da habitual animação de rua, terá, este ano, os concertos de Camané e Cuca Roseta, no dia 20, e o concerto dos Mundo Secreto no dia 21. Como não poderia deixar de ser, a Orquestra de Jazz de Matosinhos também subirá ao palco para presentear a população com um espetáculo na sexta-feira, dia 27. Todos estes concertos acontecerão na Marginal de Matosinhos e têm início marcado para as 22h.
Para além de todas estas atividades, as festas são também pautadas pelos habituais artesãos e vendedores que vão ocupar, durante estas semanas, a Avenida D. Afonso Henriques e a Praça Guilhermina Suggia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

sr_mat2016_3O passado da romaria do Senhor de Matosinhos
O Senhor de Matosinhos é uma festa de tradição com mais de 600 anos, remontando para o início do cristianismo na Península Ibérica. Desta forma, sempre se associou as festas à lenda da qual o escultor Nicodemos, amigo de Jesus, reproduziu em madeira algumas imagens, que não conseguiu guardar, devido à perseguição que havia na altura aos cristãos.
Segundo a lenda, o artista decidiu atirar os seus trabalhos ao Mar Mediterrâneo em vez de os ver censurados e queimados na fogueira. No entanto, uma dessas imagens terá atravessado o estreito de Gibraltar e chegado à praia de Matosinhos. Desde então, a escultura encontrada foi sempre venerada pela população do concelho.
A lenda conta que anos depois uma mulher encontrou um pedaço de madeira na praia e levou-o para casa para o queimar, no entanto esse pedaço saltou da fogueira. A filha da mulher, que era muda, ao ver aquele facto falou, algo que nunca tinha tido feito antes.
Sendo sobretudo uma festa com caráter religioso, o Senhor de Matosinhos tem, nos últimos anos, captado vários públicos e alterado o seu caráter, tornando-se um espaço com diferentes diversões e atividades.

Texto: Raquel Andrade Bastos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil