Sempre a subir! Este ano, a Universidade do Porto (UP) alcançou o seu melhor desempenho até ao momento, no “World University Rankings 2024 by Subject”, da Times Higher Education. A UP foi classificada como uma das 125 melhores universidades do mundo na área da Educação e também está entre as 300 melhores em disciplinas como Artes e Humanidades, Ciências da Vida, Direito, Medicina e Saúde, e Psicologia.
Fora as áreas referidas, a universidade também se destacou em setores como as Ciências Sociais, Ciência da Computação, Engenharia, Ciências Físicas, Gestão e Economia.
Os resultados foram divulgados esta quinta-feira, dia 26 de outubro, e mostram que a Universidade do Porto melhorou a sua posição, neste ranking mundial, em 7 das 11 áreas avaliadas pelo “THE World University Rankings 2024 by Subject”.
Este ranking é considerado um dos principais indicadores de desempenho do ensino superior a nível internacional e é baseado em 17 critérios divididos em cinco eixos principais: relações com a indústria, internacionalização, qualidade do ensino, volume e reputação da pesquisa nos últimos cinco anos.
Na área da Educação, a UP alcançou a sua melhor posição absoluta (101-125), estando agora a bater às portas do “top 100” mundial, representando a melhor classificação já alcançada pela Universidade num destes rankings temáticos.
Comparando com a edição anterior, a UP também teve um desempenho superior nas áreas de Ciências da Vida, Psicologia (agora classificada entre as 251-300 melhores), Ciência da Computação, Ciências Sociais e Engenharia (entre as 301-400 melhores), bem como Economia (entre as 401-500 melhores). Destaca-se ainda a estreia na lista das 201-250 melhores universidades do mundo na área de Direito.
Nas áreas de Artes e Humanidades, Medicina e Saúde, e Ciências Físicas, a Universidade do Porto manteve a sua posição, classificando-se entre as 251-300 melhores (nas duas primeiras) e entre as 501-600 melhores (Ciências Físicas).
É importante fazer a ressalva de que, no passado mês de setembro, a Universidade do Porto já havia alcançado a classificação entre as 401-500 melhores do mundo, de acordo com a última edição do “THE World University Rankings”, o ranking geral da Times Higher Education que avalia o desempenho das melhores universidades do mundo.
Foto: Universidade do Porto (site)