PUB
Recheio 2024 Institucional

Segunda Bienal de Arte de Gaia terá apoio de 80 mil euros da autarquia

Segunda Bienal de Arte de Gaia terá apoio de 80 mil euros da autarquia

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A cooperativa Artistas de Gaia vai receber um apoio de 80 mil euros para a realização, este ano, da segunda edição da Bienal de Arte do concelho.

O acordo de colaboração entre a Câmara de Gaia e a cooperativa, que prevê uma comparticipação financeira de 80 mil euros, será debatido na reunião camarária de segunda-feira.
“O sucesso alcançado justifica a continuação da iniciativa em parceria com a Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, instituição que tem por finalidade a promoção dos artistas através de variadas formas, exercendo a sua atividade na área do município”, explica a autarquia.
A edição deste ano da Bienal de Arte irá decorrer de 8 julho a 30 de setembro. “em espaços diversificados” e incluirá “exposições e concursos nas áreas da pintura, desenho, escultura, fotografia, cerâmica e performance”.
O programa da iniciativa incluirá ainda atividades de pintura ao vivo, conversas com artistas, seminários, visitas guiadas, ateliês de artistas, para além da publicação de um catálogo.
O músico Pedro Abrunhosa e o escritor Valter Hugo Mãe apadrinharam a primeira Bienal de Arte de Gaia, que homenageou o pintor Jaime Isidoro e o escultor José Rodrigues.
Na primeira edição foram expostas obras de 433 artistas de diversos estilos e expressões em equipamentos culturais do concelho como o Mosteiro da Serra do Pilar, a biblioteca municipal, o auditório, a Casa-Museu Teixeira Lopes, o Convento Corpus Christi e o Mosteiro de Grijó.
O pintor José Maia foi o vencedor do Grande Prémio da I Bienal de Arte de Gaia com a pintura “Mandela”.
A elevada afluência de visitantes às várias exposições nos primeiros 15 dias obrigou a organização a prolongar a primeira edição por um mês.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile