PUB
Pingo Doce3 até 30/01

Segunda Bienal de Arte de Gaia terá apoio de 80 mil euros da autarquia

Segunda Bienal de Arte de Gaia terá apoio de 80 mil euros da autarquia

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A cooperativa Artistas de Gaia vai receber um apoio de 80 mil euros para a realização, este ano, da segunda edição da Bienal de Arte do concelho.

O acordo de colaboração entre a Câmara de Gaia e a cooperativa, que prevê uma comparticipação financeira de 80 mil euros, será debatido na reunião camarária de segunda-feira.
“O sucesso alcançado justifica a continuação da iniciativa em parceria com a Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, instituição que tem por finalidade a promoção dos artistas através de variadas formas, exercendo a sua atividade na área do município”, explica a autarquia.
A edição deste ano da Bienal de Arte irá decorrer de 8 julho a 30 de setembro. “em espaços diversificados” e incluirá “exposições e concursos nas áreas da pintura, desenho, escultura, fotografia, cerâmica e performance”.
O programa da iniciativa incluirá ainda atividades de pintura ao vivo, conversas com artistas, seminários, visitas guiadas, ateliês de artistas, para além da publicação de um catálogo.
O músico Pedro Abrunhosa e o escritor Valter Hugo Mãe apadrinharam a primeira Bienal de Arte de Gaia, que homenageou o pintor Jaime Isidoro e o escultor José Rodrigues.
Na primeira edição foram expostas obras de 433 artistas de diversos estilos e expressões em equipamentos culturais do concelho como o Mosteiro da Serra do Pilar, a biblioteca municipal, o auditório, a Casa-Museu Teixeira Lopes, o Convento Corpus Christi e o Mosteiro de Grijó.
O pintor José Maia foi o vencedor do Grande Prémio da I Bienal de Arte de Gaia com a pintura “Mandela”.
A elevada afluência de visitantes às várias exposições nos primeiros 15 dias obrigou a organização a prolongar a primeira edição por um mês.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2