PUB
Recheio 2024 Profissional

Sea Life Porto desafia visitantes a “salvar” tartarugas marinhas

Sea Life Porto desafia visitantes a “salvar” tartarugas marinhas

O Sea Life Porto prepara-se para testar os conhecimentos dos seus visitantes e desafiá-los a tornarem-se “verdadeiros guardiões” das tartarugas, fulcrais para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

“Turtle Rescue” arranca no próximo dia 20 de janeiro e prolonga-se até 10 de março. Mariza, uma tartaruga verde gigante (Chelonia Mydas), proveniente das Ilhas Caimão, com 155 quilos e 1.25 metros de comprimento, vai ser a grande protagonista da iniciativa, que se prolonga durante quase dois meses.

O objetivo é “sensibilizar [os visitantes de todas as idades], de forma divertida, para a importância da sua conservação”, lê-se na nota enviada à VIVA!, que refere ainda que Mariza é um dos animais mais antigos do planeta e uma das espécies de tartarugas marinhas que integram a Lista Vermelha de espécies ameaçadas.

Nos dias 20 e 21 de janeiro, das 14h00 às 16h00, os mais pequenos vão poder dar largas à imaginação na “Oficina Turtle Rescue” sob a orientação de Rita Faustino, da Oficina Josefina, e criar um taumatrópio sob o mote “O que estão as tartarugas a tramar?”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A aventura vai continuar, contudo, até 10 de março, com a inclusão de diversas estações ao longo da visita ao Sea Life, como “Estações de Resgate de Tartarugas”, onde será possível resolver diversos desafios e ajudar a “salvar” uma de quatro espécies ameaçadas, ou descobrir mais informações através da aplicação Sea Scan.

Diariamente, às 16h00, será também possível assistir a uma palestra temática adicional no aquário principal, que terá como protagonista a tartaruga Mariza.

“As tartarugas são um elemento ecológico essencial para o equilíbrio do ecossistema marinho, pelo que é muito importante conhecer o impacto devastador do seu potencial desaparecimento. O SEA LIFE Trust tem vindo a contribuir ativamente para o resgate de tartarugas que dão à costa com lesões e para a sua posterior reabilitação, e é nesse âmbito que surge esta iniciativa”, salienta Rui Ferreira, diretor do SEA LIFE Porto, referindo ainda que é fundamental percebermos que nós somos a principal ameaça destes animais.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce