PUB
Galiza

Saúde, religião e futebol em debate no Museu da Farmácia

Saúde, religião e futebol em debate no Museu da Farmácia

Na quarta sessão da tertúlia “À conversa com…”, o Museu da Farmácia propõe um olhar sobre São Cosme e São Damião, patronos, respetivamente, dos farmacêuticos e médicos, através de três ângulos diferentes – a saúde, a religião e o futebol. 

“A saúde, relembrando o papel dos dois irmãos na farmácia e medicina do século III; a religião, pois os dois irmãos cristãos acabaram executados e tornaram-se santos pelas artes curativas que praticavam de forma voluntária na Síria; e o desporto, com a ligação ao Museu do Benfica, denominado Cosme Damião”, sublinha a organização, em comunicado enviado à VIVA!. 

Agendada para a próxima sexta-feira, 19 de fevereiro, a tertúlia terá como convidados a historiadora e diretora do Museu Nacional Machado de Castro, Ana Maria Alcoforado, e o coordenador do Serviço de Mediação e Educação do Museu Benfica – Cosme Damião, Fábio Miguel Leite.  

A sessão será moderada por João Neto, diretor do Museu da Farmácia, que adianta que o público poderá contar com uma “conversa dinâmica à volta de áreas aparentemente distintas, mas que se unem para contar a narrativa dos dois irmãos”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O Museu da Farmácia irá homenagear São Damião, patrono dos farmacêuticos e São Cosme, patrono dos médicos, enquanto o Museu Nacional Machado Castro terá ‘exposta’ uma pintura de 1530-32, que descreve a sua vida e milagres concretizado.  

Participa também na tertúlia o Museu do Benfica, cujo nome é uma homenagem ao fundador do Benfica, “de nome Cosme Damião, que numa farmácia em Lisboa criou os estatutos do clube”, acrescenta João Neto.   

 “Cosme e Damião – Saúde, Religião e Futebol” está marcado para as 18h00. A sessão será transmitida em direto na página de facebook do Museu da Farmácia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3