PUB
Recheio 2024 Profissional

Sardinhas são rainhas nos Santos mas devem ser comidas todo o ano

Sardinhas são rainhas nos Santos mas devem ser comidas todo o ano

A sardinha assada é a rainha dos Santos Populares, apesar de poder ser saboreada durante todo o ano. A abundância deste peixe na costa portuguesa é uma das razões pelas quais a sardinha tem uma forte presença à mesa dos portugueses.

No mês de junho não pode faltar uma “sardinhada” em cada casa e há quem diga que a melhor forma de confecionar este peixe é prepará-lo de véspera, temperá-lo com sal grosso e colocá-lo num grelhador duplo por cima das brasas, sem chama, em lume brando.

Normalmente as sardinhas são acompanhadas com pimento assado na brasa e batata cozida, mas os especialistas na arte da sardinha afirmam que estas devem ser saboreadas em cima de uma fatia grossa de pão que absorve a sua gordura natural.

O velho ditado diz que “No São João a sardinha pinga no pão” e na realidade pinga no pão porque é nesta altura do ano que a sardinha começa a aumentar a percentagem de gordura. Esta é principalmente gordura polinsaturada, rica em ómega 3, que é considerada essencial à saúde.

Assim, este peixe é o melhor amigo dos portugueses no mês de junho, mas os seus benefícios indicam que o seu consumo se deveria estender a todo o ano. A nutricionista Helena Cid explica, na plataforma MOOD, que entre os benefícios de consumir sardinhas está na redução da taxa de mortalidade cardíaca, por morte súbita e possivelmente de enfarte.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Por outro lado, mostram também efeitos quer a nível das paredes dos vasos sanguíneos, tornando-as mais elásticas, quer a nível do batimento cardíaco, favorecendo que este seja ritmado”.

Existem também estudos que comprovam a eficácia destes nutrientes em áreas como a da doença inflamatória do intestino, a diminuição da incidência de asma e o papel positivo na prevenção da osteoporose e da artrite reumatoide.

Além das virtudes dos ómega 3, “os próprios peixes gordos são uma excelente fonte de cálcio, potássio, selénio, ferro, iodo e fósforo, um conjunto de minerais importantes para a manutenção da saúde”.

Estes são também ricos em vitaminas A e D e em vitaminas do complexo B. Fator importante pois apesar de Portugal ser um dos países com mais horas de sol, “muitos de nós tem défice de vitamina D, por isso, a ingestão de pescado é uma ótima forma de ingerir a vitamina D”.

As sardinhas parecem ainda ajudar na boa disposição e humor, uma vez as investigações mostram que “o défice de ácidos gordos ómega 3 foi identificado como fator que contribui para algumas flutuações de humor (depressão e desordens bipolares)”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem