PUB
Recheio 2024 Institucional

São João

São João
Fogo, balões, regata e rusgas marcam mais uma festa de São João

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O Porto já está preparado para mais um São João e o cheiro a manjericos e a sardinha assada vai sentir-se ao longo deste fim de semana prolongado.

Quando os relógios marcarem as 00h00 desta sexta-feira, os olhos dos milhares de portuenses vão estar postos no céu da Invicta para assistirem ao habitual fogo de artifício de São João.
“As Lendas do Rock” são o mote para o espetáculo piromusical deste ano, que durará 16 minutos, e é organizado em parceia pelas autarquias do Porto e de Gaia. Assim, a Ponte D.Luiz I servirá de cenário para “uma viagem por alguns dos mais famosos temas do rock mundial e português”. Logo no início é o famoso tema dos AC/DC, “Thundertruck”, a abrir caminho para músicas de bandas como Pink Floyd, Scorpions, Guns N’Roses, Rolling Stones e Queens. O desfecho do espetáculo será ao som de Xutos & Pontapés com o tema “A minha casinha”.fogo_sjoao
De seguida, e quando já lá vão mais de cinco horas de festa e de bailaricos, a Avenida dos Aliados recebe o concerto grátis dos Xutos & Pontapés, marcado para a 1h da manhã.
O Mercado Bom Sucesso também promete DJ sets até à meia-noite, com interrupção às 21h30 para um concerto da banda Sonjovem.
Pela noite fora a festa vai-se fazendo com martelinhos e muita música popular a ocupar a maior parte das ruas da cidade.
Na sexta-feira, a festa não pára e a tradição cumpre-se com a XXXIII Regata de São João. Pelas 17h, dezoito Barcos Rabelos, de diferentes marcas do vinho do Porto, vão percorrer o rio Douro desde o Cabedelo até à ponte D. Luiz I.
Esta tradição cumpre-se desde 1982 e tem como objetivo exaltar o vinho do Porto na cidade e no mundo. Os barcos rabelos deixaram de ser utilizados no transporte do vinho do Porto desde meados da década de 60, mas têm agora esta função.
No início esta competição era feita logo pela manhã, no entanto, nos últimos anos, tem sido durante a tarde, depois de serem recuperadas as horas de sono da noite anterior.
Os GNR, acompanhados pela Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, sobem ao palco da Avenida dos Aliados, na sexta-feira à noite, para continuar com a festa popular.
Este concerto promete uma viagem repleta de êxitos de bandas famosas como os Beatles, Queen, Scorpions, e outras músicas do mundo de diferentes culturas.
rusgas_sjoaoAs rusgas de São João, no sábado, com partida às 20h30 na Batalha, prometem percorrer a rua de Santa Catarina e Passos Manuel, com final na Praça General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, onde decorrerá a exibição final perante o júri.
Este ano as ruas do Porto vão ser percorridas por sete rusgas, o que significa que o número de pessoas a fazer valer esta tradição será superior, com o conjunto mais pequeno a juntar 45 pessoas e o maior a chegar aos 300 elementos.
O tema do desfile de cada rusga deverá manter um cunho tradicional, evocando factos e costumes da história do Porto. O regulamento estipula ainda que a letra e a música que acompanham cada rusga têm que ser obrigatoriamente originais.
As Rusgas de São João representam mais uma tradição da cidade. Foram criadas em 1957, mas foram recuperadas pela autarquia há alguns anos, envolvendo as várias freguesias do Porto.
No domingo, a Casa da Música recebe um concerto da Orquestra Barroca, a sinfonia russa “Na Corte de Catarina”. Com a presença, pela primeira vez no Porto, do virtuoso russo do violino barroco, Dmitri Sinkovsky, a Orquestra Barroca Casa da Música vai levar ao público a música que animou a corte de São Petersburgo. O programa inclui aquela que é considerada a primeira sinfonia russa da história, da autoria de Berezovski. Os bilhetes custam 15 euros.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce