Sogrape

São João realiza cirurgia inovadora

São João realiza cirurgia inovadora

O Centro de Referência de Cancro Hepatobilio-pancreático do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) realizou, recentemente, uma cirurgia inovadora a um doente com cancro do pâncreas, classificado como inoperável.

Em comunicado, Humberto Cristino, cirurgião da unidade, explicou que é habitual os tumores do pâncreas “localmente avançados com envolvimento do tronco celíaco” serem classificados como “inoperáveis”. “No entanto, atualmente, e envolvendo uma abordagem multidisciplinar a cirurgia pancreática de resseção, com a remoção completa do tumor, é o único tratamento potencialmente curativo dos tumores pancreáticos”, sublinhou.

“Nestes pacientes a ressecção cirúrgica agressiva do corpo e cauda do pâncreas com ressecção em bloco do tronco celíaco pode ser realizada com intenção curativa”, acrescentou, a propósito da intervenção, conhecida como procedimento de Appleby ou pancreatectomia distal com ressecção do tronco celíaca.

De acordo com o especialista, esta tem sido cada vez mais utilizada “em centros de excelência”, como é o caso do Hospital São João, o único em Portugal a realizar a cirurgia. A técnica em causa foi desenvolvida para casos de cancro digestivo, sendo, posteriormente, adaptada ao cancro do pâncreas, pelo mercado japonês. A partir de então, começou a ser replicada em outros países, incluindo Portugal, representando uma nova esperança para estes doentes.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes