PUB
Recheio 2024 Institucional

São João premeia proposta sobre cuidados de saúde

São João premeia proposta sobre cuidados de saúde

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) atribuiu um prémio de 2.500 euros a uma proposta sobre avaliação geriátrica perioperatória a partir dos 70 anos, que será implementada “no imediato” nesta unidade hospitalar.

O vencedor da primeira edição do concurso “60 anos, novas ideias”, promovido pelo CHUSJ, no âmbito das comemorações dos 60 anos do hospital, foi o médico Fernando Cunha Osório, autor do trabalho que visa responder “à emergente realidade social de procura crescente de cuidados de saúde pelo doente idoso”.

Segundo Cunha Osório, citado pelo Notícias ao Minuto, a cirurgia, em particular a oncológica, no doente em idade geriátrica deve integrar, de modo a acompanhar a evidência científica e as recomendações clínicas atuais de várias sociedades científicas internacionais, um programa protocolado e interdisciplinar de controlo de qualidade dos cuidados (onco)geriátricos perioperatórios.

Nos últimos cinco anos, no CHUSJ foram internados cerca de 12 mil doentes por ano com idade superior a 70 anos, que correspondem a 28% do total de internamentos, dos quais 35% foram submetidos a uma intervenção cirúrgica e destes 11% foram-no por uma doença oncológica.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O vencedor da primeira edição do concurso “60 anos, novas ideias”, promovido pelo CHUSJ no âmbito das comemorações dos 60 anos do hospital, foi revelado esta quarta-feira.

O júri – constituído pelo conselho de administração do CHUSJ, pelos membros do Grupo de Trabalho das Comemorações dos 60 anos do CHUSJ e pelo Presidente da Direção da Associação de Voluntariado do Hospital de São João – selecionou seis de um total de 33 projetos propostos.

Além do vencedor, foram atribuídas cinco menções honrosas e entregues certificados de participação a todos os concorrentes.

De referir que o concurso “60 anos, novas ideias”, com um prémio monetário no valor de 2500 euros, teve como objetivos envolver os profissionais do CHUSJ e estimular a sua participação nas atividades da instituição, através da identificação e promoção de iniciativas que contribuam para um ambiente favorável à revitalização hospitalar.

O comunicado enviado à VIVA! adiantava que os conteúdos das mais de 30 candidaturas submetidas a concurso incidiram sobre diversificados temas como “humanização, segurança e satisfação dos doentes; inovação tecnológica e/ou organizacional; revitalização do espaço físico hospitalar e medidas que promovam o bem-estar, a segurança, a motivação e a valorização dos profissionais”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem