Philips

São João na “vanguarda do tratamento do cancro”

São João na “vanguarda do tratamento do cancro”

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) acaba de anunciar a aquisição de três novos equipamentos que permitirão colocar a unidade na “vanguarda do tratamento do cancro”.

Em causa está um angiógrafo Digital integrado com Tomografia Computorizada (TC), uma câmara de PET/CT e um acelerador linear, num investimento superior a 7,6 milhões de euros, essencial para “dar uma resposta mais célere e eficaz aos doentes”, sobretudo aos doentes com cancro, avançou Miguel Barbosa, diretor do serviço de oncologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto, em declarações à Agência Lusa.

Segundo explicou, trata-se de um investimento que surge devido a uma “série de necessidades” detetadas ao longo do tempo e que possibilitarão uma resposta “com mais qualidade” do São João aos seus doentes.

O primeiro equipamento a chegar à unidade hospitalar será o Angiógrafo Digital integrado com Tomografia Computorizada (TC), um equipamento que permite fazer “procedimentos de radiologia de intervenção”, e que deverá estar operacional já no próximo mês de março.

Através deste será possível tratar lesões oncológicas em doentes que não seja possível a realização de cirurgia, além de poder ser também utilizado no tratamento de patologias vasculares e neurológicas.

Em maio, o São João deverá ter disponível a câmara de PET/CT, crucial para um “diagnóstico mais apurado e global da doença oncológica”, enquanto entre meados de junho e julho deverá receber o último equipamento. O novo acelerador linear ajudará a “aumentar a capacidade de resposta do serviço de radioterapia”.

Importante referir que a aquisição dos três equipamentos é cofinanciada pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER) e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) no valor de 7,6 milhões de euros, 1,6 milhões dos quais correspondentes ao angiógrafo, 2,8 ao PET/CT e 3,2 ao acelerador linear.

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz