PUB
Philips S9000

São João integra equipa vencedora do “Digital Innovation Challenge”

São João integra equipa vencedora do “Digital Innovation Challenge”

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), em conjunto com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e com o Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Oriental (ACES), venceu a mais recente edição digital do “Digital Innovation Challenge”, promovido pela Microsoft e Unipartner. 

Segundo explica Maria João Campos, diretora do Centro de Gestão da Informação do CHUSJ, a ideia proposta pela equipa era “ir à procura de doentes não covid-19”. Assim, definiram um projeto que permitisse a “caracterização do universo de utentes que não estão a ser referenciados para o CHUSJ” e desses identificar, na população seguida pelo ACES Porto Oriental, “situações que carecem, com prioridade, de referenciação”. 

“O projeto definido pretende ainda promover iniciativas pró-ativas de contacto com os utentes para identificar os casos clínicos mais urgentes, numa perspetiva de prestação de cuidados integrados entre o ACES e o CHUSJ focada no utente”, acrescentou. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O objetivo do desafio, segundo adiantou o São João, é “melhorar a automação de pequenos e médios passos de negócio” e “processos colaborativos nas instituições”. Para acelerar este percurso será ainda necessária uma “gestão bem-sucedida da inovação através da capacitação das equipas de negócio”, de forma a conhecerem o “potencial das ferramentas digitais”, “proporem ideias” e “criar novos produtos”.  

O programa “Digital Innovation Challenge” teve por base o modelo de um Hackathon – maratona de programação – em formato digital. Tratou-se de um workshop sobre o Power Platform e aplicação do conhecimento adquirido em casos reais de cada organização participante.  

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem