PUB
Recheio 2024 Institucional

São João está de volta às ruas do Porto

São João está de volta às ruas do Porto

A maior festa da cidade do Porto está de volta com um mês inteiro de tradição e animação que se espalha por todas as ruas. A programação das Festas de São João foi apresentada esta terça-feira, nos Jardins do Palácio de Cristal, e estão preparados concertos, divertimentos, cascatas, rusgas e fogo-de-artifício.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, citado pelo portal de notícias da autarquia, reconhece que esta é uma festa ainda mais especial, visto vez que se viveram “dois anos atípicos, em que a cidade esteve fechada, em que não celebrámos o São João a não ser na nossa intimidade, com os nossos vizinhos, com as nossas famílias”. Por esse motivo, admite que o município queria “muito preparar um regresso que trouxesse a todos os portuenses uma sensação de normalidade que já parecia perdida”.

Este ano, o Porto vai oferecer um programa de festas populares “distribuído por três pontos da cidade”, começou por adiantar a vereadora e presidente do conselho de administração da empresa municipal Ágora, Catarina Araújo.

Não irá haver um grande concerto no centro da cidade, mas três arraiais populares em diferentes pontos, uma vez que a Avenida dos Aliados está condicionada com as obras da Metro do Porto, sendo esta também uma forma de aliviar a pressão que se vinha sentido no local.

“A Praça do Rossio”, nos Jardins do Palácio do Cristal, “é a primeira a dar música à cidade”, anunciou Catarina Araújo, com os Santos Noventeiros ao ritmo de Romana, Saúl e Marante. “O baile arranca às 20 horas de dia 23 e prossegue, às 22 horas, para o Largo Amor de Perdição, na zona da Cordoaria, com animação assegurada por Toy e José Malhoa”.

Ao “encontro dos interesses de um público mais alternativo” Chico da Tina atua na Praça da Casa da Música às 23h30. “Estamos a interpretar a geografia da cidade em função daquilo que é o tempo da cidade”, afirma o presidente da Câmara do Porto.

No que toca ao espetáculo de pirotecnia que ilumina o céu nessa noite, este não será lançado do tabuleiro superior da Ponte Luiz I, mas a partir de estruturas próprias instaladas no Rio Douro, em parceria com a Câmara de Vila Nova de Gaia.

“Também as sete freguesias do concelho recebem uma programação especial nos dias 17, 18, 19 e 23, de onde se destacam os nomes de Quim Barreiros, Zé Amaro, Bandalusa ou Diapasão”, avança a autarquia portuense.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já no dia 24 de junho, Dia de São João, acontece o concerto da Banda Sinfónica Portuguesa, às 18 horas, na concha acústica dos Jardins do Palácio de Cristal.

No sábado, dia 18, a partir das 15 horas, oito grupos folclóricos participam na Arruada de Ranchos do Porto, que termina na Praça do General Humberto Delgado, sendo que é também aqui que, a 22 e 23 de junho, vai estar presente a instalação “Flores de Majerico”, proposta artística do coletivo portuense FAHR 021.3.

A Cascata Comunitária de São João, desenvolvida pela Oficina Brâmica em conjunto com os portuenses, vai estar em exibição no Mercado Temporário do Bolhão, entre os dias 21 de junho e 4 de julho.

O município refere que “o último ponto da programação vira toda a atenção para as Rusgas, as marchas populares do Porto que contam com a participação de várias associações e coletivos da cidade”. Em 2022 “o desfile parte às 17 horas da Praça da Batalha e termina na Praça do General Humberto Delgado, onde a rusga vencedora receberá um troféu da autoria da designer Madalena Martins”.

Ponto obrigatório nas festas populares são também as zonas de divertimentos. Os tradicionais carrosséis e as barraquinhas já chegaram à Praça Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista) no final de maio, mas também haverá divertimentos instalados no na Avenida D. Carlos I (no Passeio Alegre), Alameda das Fontainhas, e Jardim do Cálem (em Lordelo do Ouro).

A Câmara do Porto apela “a que os festejos da mais longa noite do ano sejam vividos com responsabilidade individual devido à pandemia que ainda não terminou e garante que acarretará todas as decisões entretanto tomadas pela Direção-Geral da Saúde”.

No total, a Festa de São João representa um investimento municipal na ordem dos 630 mil euros e todo o programa é feito em articulação com a PSP e a Proteção Civil.

Foto: CM Porto

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem