Trata-se do “São João MAIS – Melhor Acompanhamento e Informação no Serviço de Urgência”, “um projeto inovador no setor da Saúde em Portugal”, e através do qual os acompanhantes são informados, em tempo real, via mensagens de telemóvel ou presencialmente, da evolução dos pacientes que deram entrada do Serviço de Urgência do hospital.
O Hospital de São João começou a informar por mensagens de telemóvel ou presencialmente os acompanhantes da evolução dos doentes na urgência.
“O São João MAIS é um projeto focado no superior interesse e conforto dos utentes e respetivos acompanhantes, humanizando o serviço e tranquilizando os cidadãos”, explicou à agência Lusa o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto.
Em tempo real, os acompanhantes recebem mensagens como, por exemplo, “o doente (nome) foi triado com a cor amarela e foi orientado para a oftalmologia” ou “o doente (nome) está a ser observado pelo médico(a)”, explicou Fernando Aráujo, citado pela TSF.
Os acompanhantes recebem depois outras informações, tais como se os doentes foram encaminhados para exames de diagnóstico ou qual a decisão clínica, nomeadamente se vai ter alta, ser internado ou transferido para outro hospital, acrescentou.
Estas informações serão remetidas de forma automática pelo sistema de informação.
De referir que o serviço de mensagens, desenvolvido pela equipa de programadores informáticos do hospital e independente de trabalho humano, é ativado apenas sob a aceitação do doente, à chegada. Após essa autorização, é completamente automático.
Fernando Araújo salientou que a política de permissão do acompanhante estar junto do doente se mantém, sendo este um serviço complementar e não substitutivo.
Quem não tiver telemóvel, pode contactar diretamente o Gabinete de Apoio ao Acompanhante, que está disponível no serviço de urgência, e onde serão dadas pessoalmente todas as informações sobre o estado dos doentes
Este sistema é optativo e não obrigatório, sublinhou Fernando Araújo, acrescentando que o principal objetivo é melhorar a satisfação dos acompanhantes e a confiança no sistema.
“O Centro Hospitalar Universitário de São João tem vindo a introduzir projetos para melhorar o funcionamento do serviço de urgência, bem como dos serviços e instalações da instituição, de forma a garantir uma adequada qualidade, acessibilidade e proximidade a cuidados e informação de saúde para os utentes dos seus serviços e respetivos acompanhantes”, afirmou o presidente.