PUB
PD-Bairro Feliz

São João e Santo António continuam a manter capacidade de resposta

São João e Santo António continuam a manter capacidade de resposta

Numa altura em que Portugal ultrapassou, pela segunda vez desde o início da situação pandémica no país, o nível crítico no indicador de avaliação da mesma, os principais hospitais do Porto, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e o Hospital de Santo António, continuam a manter a capacidade de resposta quer a doentes covid-19 e não covid-19.

Em declarações à Agência Lusa, fonte do hospital de São João indicou que apesar de ter tido “um incremento de profissionais infetados”, não tem “nenhuma suspensão ou adiamento da atividade programada, pelo que vai continuar a manter o nível dois do plano de contingência.

O mesmo acontece no Hospital de Santo António, que confirmou não sentir, para já “pressão nos [seus] serviços”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Importante referir que a avaliação da pandemia, que indica o nível critico, é realizada pelo Instituto Superior Técnico e da Ordem dos Médicos. Quando este nível é ultrapassado significa que “a resposta de saúde a pessoas com outras doenças pode ficar comprometida”.

Para esta avaliação os especialistas recorrem a um conjunto de critérios, nomeadamente no que respeita a novos casos de infeção, óbitos, internados em enfermaria e cuidados intensivos, índice de transmissibilidade (Rt) e incidência de infeções pelo SARS-CoV-2.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz