São João no Porto significa festa e diversão, mas também é sinónimo de lucro. De acordo com a REDUNIQ Insights, empresa dedicada à análise de transações, o volume de negócio aumentou 26% face a 2022, o que representa um impacto bastante positivo no comércio local.
Considerando apenas a véspera de São João, e partindo novamente do estudo, a restauração e a hotelaria cresceram, de forma respetiva, 21% e 26%, tendo como elemento comparativo o ano de 2022.
De forma a explicar este aumento, é preciso ter em conta que, para além das compras efetuadas pelos portugueses (14%), houve também um aumento de consumo bastante significativo por parte do público estrangeiro (33%).
Na noite mais emblemática da cidade Invicta, o porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, Tiago Oom, citado no Jornal Eco, salienta que “a faturação estrangeira voltou a não desiludir, ao representar 37,7% do total de faturação registada”.
Lançados os foguetes, o rescaldo das festas sanjoaninas no Porto é pintado em tons de festa, não só para quem bailou pela noite dentro, mas também para os comerciantes locais, para quem o São João foi, e tal como diz a música, “bonito”.
Fotos: Miguel Nogueira e Porto.