PUB
Recheio 2024 Institucional

São João disponível para receber mais doentes covid-19

São João disponível para receber mais doentes covid-19

Depois de, na noite de quarta-feira, ter recebido 15 doentes com covid-19, entre os quais casos “graves e complexos”, do Hospital Amadora-Sintra, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) garantiu que a unidade tem capacidade para receber “um número igual” de doentes nos próximos dias. 

“A disponibilidade do hospital é total. Vamos rever as necessidades dia a dia e tentaremos dar uma resposta cabal (…). Não fugimos às nossas responsabilidades e se for necessário receber um número tão elevado quanto este amanhã ou nos próximos dias temos capacidade para o fazer”, garantiu Fernando Araújo, destacando que “a articulação entre unidades é fundamental num momento de grande complexidade”. 

No que respeita a este assunto “não há questões regionais, mas sim de portugueses que precisam de cuidados de saúde”. O São João está “disponível para receber doentes de qualquer unidade, assim as Autoridades Regionais de Saúde o decidam”, reforçou. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

À semelhança do que aconteceu na primeira vaga da pandemia do novo coronavírus, em que a unidade hospitalar foi uma das mais afetadas, o hospital vai evidenciando a sua “plasticidade” e consegue “adaptar-se com alguma flexibilidade às necessidades”. “Faremos seguramente, nesta altura, esse esforço, de forma a cooperar com outras unidades para que possamos encontrar respostas para estes cidadãos”. 

De referir que, até à data, o Centro Hospitalar Universitário acolhe cerca de 150 doentes covid-19, dos quais 48 estão internados em cuidados intensivos. Nas últimas semanas, têm sido transferidos doentes de outros hospitais para as enfermarias covid-19 do São João assim como para unidades de cuidados intensivos e para a unidade de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal).  

Desde janeiro, o São João já recebeu mais de 100 doentes de outros hospitais. 

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce