Revista Sabe Bem 67 - PD

São João com aumento significativo de casos covid-19

São João com aumento significativo de casos covid-19

Nos últimos dias, tem-se verificado em Portugal continental um crescimento significativo do número de casos de infeções por covid-19. Os vários hospitais começam a sentir a pressão desse aumento e o Centro Hospital Universitário São João (CHUSJ), inclusive, revelou recentemente que tem a área covid-19 “totalmente ocupada”.

De acordo com o presidente do conselho de administração, existem, atualmente, “entre 50 a 60 casos” internados pelo que, nos próximos dias, irão avaliar a necessidade de aumentar ou não este espaço para outras enfermarias. “Vamos observar nos próximos dias se teremos de aumentar ou não para outras enfermarias, tal como fizemos nas outras vagas para dar resposta à atual procura”, referiu.

Fernando Araújo destacou ainda que a pressão em causa sentida na unidade hospitalar acontece de acordo com duas vertentes, devido ao acesso significado ao serviço de urgências que se tem verificado nos últimos dias e ao número elevado de profissionais de saúde que testaram positivo para a infeção.

A esperança no descongestionamento no acesso às urgências pode estar no anúncio feito pelo Governo de que, em breve, ficaria disponível uma “prescrição automática para teste rápido de antigénio”, através da linha de Saúde 24, para os utentes que tenham obtido um resultado positivo em autoteste.

Idosos com mais de 80 anos e residentes em lares vão receber 4.ª dose da vacina

A Direção-Geral de Saúde (DGS) anunciou também que os idosos com mais de 80 anos e residentes em lares serão vacinados com a 4.ª dose da vacina contra a covid-19, a qual intitula como segunda dose de reforço, já a partir da próxima segunda-feira, 16 de maio.

À semelhança do que aconteceu com a administração das outras doses, os cidadãos não residentes em lares serão convocados para a toma da vacina através de SMS ou chamada telefónica.

Também as crianças e jovens entre os 12 e 15 anos com condições de imunossupressão, no âmbito da norma publicada sobre esta matéria, passam a ser elegíveis para receber uma dose adicional de vacina.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=faseilustracao&utm_campaign=pli

Viva! no Instagram. Siga-nos.