Philips

São João apoia doentes oncológicos com consulta farmacêutica

São João apoia doentes oncológicos com consulta farmacêutica

O Hospital de São João decidiu criar uma consulta farmacêutica dedicada aos utentes oncológicos seguidos em ambulatório com o objetivo de ajudar os doentes a gerir as tomas de medicamentos.

Pedro Soares, diretor dos Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar, afirmou que “o que se pretende é uma melhoria do processo assistencial” e que a decisão recaiu sobre estes doentes “pela sua particular fragilidade”, podendo o projeto vir a estender-se a outras valências.

“Hoje em dia grande parte da medicina depende da intervenção farmacológica (prescrição e tratamento com medicamento) e muitas vezes sentimos que nem sempre conseguimos dar uma atenção transversal aos doentes que precisam dela para gestão de toda a sua medicação”, disse, em declarações à Lusa.

O responsável referiu que os doentes oncológicos são, tendencialmente, mais idosos e têm, também, múltiplas comorbilidades, logo fazem “regimes terapêuticos extensos e complexos”. “Não é raro termos um doente com mais de 10 medicamentos para tomar por dia, em várias tomas diárias”, acrescentou.

Quer isto dizer que, em causa não está apenas apoiar o doente oncológico na gestão do tratamento e tomas relativas aos medicamentos ligados à doença oncológica, mas sim avaliar as interações entre os vários fármacos que esse utente toma.

Assim, através desta “consulta farmacêutica procura-se criar um momento em que se faz uma avaliação transversal de todas as patologias”, completou.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef