PUB
Junta da Galiza

São João acolhe estreia nacional do histórico encenador Frank Castorf

São João acolhe estreia nacional do histórico encenador Frank Castorf

Esta quinta e sexta-feira, o palco do Teatro Nacional São João (TNSJ) recebe o espetáculo “Bajazet, considerando o Teatro e a Peste”, do alemão Frank Castorf, diretor do teatro Volksbühne, em Berlim, Alemanha. 

O espetáculo, que assinala o arranque do programa internacional “O Olhar Ulisses”, promovido pelo Teatro Nacional São João (TNSJ) e apoiada pela operação NORTE 2020, propõe uma “reflexão sobre as contradições e revelações que condicionam os seres humanos num jogo exacerbado onde o teatro é uma representação da verdade”. 

A peça parte de “Bajazet”, uma das últimas tragédias escritas por Jean Racine estreada em 1672, sobre um incidente real que ocorreu no Império Otomano cerca de quatro décadas antes, e junta-a a “O Teatro e a Peste”, do poeta francês Antonin Artaud. 

“A mistura de interesses pessoais e políticos e a corrupção dos valores enquanto cedência aos desejos e paixões precipitam-se, colocando de forma premeditada o espectador numa situação desconfortável. Este teatro de crueldade é comum a O Teatro e a Peste (1933), obra na qual Artaud faz uso da poesia encantatória para relevar as entranhas, as pústulas, os sofrimentos ou as contradições que marcam a condição humana”, explica a organização, em comunicado. 

Na união entre os dois autores reina a “palavra falada” enquanto forma de libertação dos demónios para atingir a revelação absoluta perante si e o outro.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Frank Castorf traz, assim, a cena um “texto único, partindo da sua leitura cruzada de dois dos mais importantes poetas franceses e integrando ainda citações de Pascal e Dostoiévski”.  

“Bajazet, considerando o Teatro e a Peste” conta com um elenco inteiramente francófono do qual faz parte Jeanne Balibar, “diva do teatro e do cinema franceses”.  

A estreia acontece esta quinta-feira às 18h00. No dia seguinte, sexta-feira, o espetáculo, destinado a maiores de 16 anos, apresentado em francês e com legendas em português, acontece à mesma hora no Teatro Nacional São João. 

O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros. 

Foto: Mathilda Olmi

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz