PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

São João “a caminho de um hospital sem fumo”

São João “a caminho de um hospital sem fumo”

“A caminho de um hospital sem fumo”. Assim se designa a campanha lançada esta sexta-feira, 11 de dezembro, pelo Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), que visa promover a diminuição do consumo de tabaco e reduzir o risco de incêndios e inundações. 

Assim, fica proibido o consumo de tabaco dentro cerca do São João, nomeadamente parque de estacionamento e jardins assim como zonas de acesso e espaços comuns.  

Através de um mapa, divulgado na sua página oficial, o CHSJ mostra os locais onde é possível o consumo de tabaco: a zona próxima do átrio principal, conhecida como “atrium da hospitalidade” e outras próximas da urgência de adultos, urgência de obstetrícia, centro ambulatório (entrada para as consultas externas) e uma no interior do edifício. Todos os locais estão devidamente assinados no interior e exterior do edifício.

Assinalando que o tabaco é a primeira causa evitável de doença e um importante fator de risco de cerca de 50 doenças, o pneumologista António Morais, adjunto da direção clínica do CHUSJ, explicou, em entrevista à Agência Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto, que a campanha pretende, assim, sensibilizar os trabalhadores do hospital, os utentes e os acompanhantes para a questão do tabaco, além de evitar incêndios e inundações neste equipamento hospitalar.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo o responsável, a maior causa de inundações que acontecem no hospital tem a ver com o entupimento das condutas de drenagem de águas por causa das beatas que são atiradas para o chão. 

“A caminho de um hospital sem fumo” foi então criada para “combater várias realidades” e estará disponível também via online.  

Note-se que, de acordo com a SPP, o consumo de tabaco é responsável pela morte de 11.800 pessoas por ano em Portugal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil