PUB
Recheio 2024 Profissional

São João 2014

São João 2014
Já cheira a São João!

A pouco tempo da chegada da noite mais longa do ano – em que o aroma a sardinhas assadas se apodera das artérias portuenses, de onde se lançam balões coloridos carregados de desejos e sonhos – há uma mão cheia de atividades destinadas a celebrar a festa de São João. De 23 para 24 de junho, a tradição voltará a ser rainha um pouco por toda a cidade, que convida locais e turistas a deixarem-se levar pelo espírito de arraial. Em comunicado enviado às redações, a autarquia portuense assegura estar confiante no poder de atração deste “marco incontornável” da Invicta, esperando receber, por estes dias, cerca de meio milhão de visitantes. E o município de Gaia não ficará de fora da animação dedicada ao santo popular.

rep_sjoao14_3A par dos habituais martelinhos e manjericos, a música será um dos ingredientes mais fortes da celebração. Desta forma, o Cais de Gaia vai receber, já esta sexta-feira à noite, dois concertos especiais: o do Grupo de Cantares “Os Chalados”, da Associação Recreativa de Canidelo, às 21h30, e o dos “Feel Smooth”, às 22h30, cuja proposta assenta em música jazz e bossa nova. Outra das novidades da edição deste ano do São João é a realização de quatro grandes concertos na Avenida dos Aliados, que arrancam já hoje. Assim, às 22h00, sobem ao palco montado no coração da Invicta “Os Azeitonas”. Amanhã, sábado, à mesma hora, o serão musical será assinado pelos GNR, seguindo-se, a 22 de junho, às 21h00, a atuação da fadista Ana Moura. De sublinhar ainda a presença de um dos DJ’s mais conhecidos do panorama internacional, Bob Sinclar, que atuará no dia 24, à 01h00.

Mas antes disso, no dia 21, as principais ruas e praças da baixa portuense vão encher-se de boa disposição com Ranchos em Arruada. Às 15h00 em ponto, vários ranchos partirão de locais como as praças Carlos Alberto, da Cordoaria, da Ribeira, D. João I, da Batalha e dos Poveiros, convidando o público a seguir até aos Aliados, onde o desafio será o de dançar e cantar à desgarrada. Do outro lado do rep_sjoao14_2rio Douro, em Gaia, o ritmo de festa será o mesmo, com as tradicionais marchas, que pretendem, uma vez mais, relembrar usos e costumes das suas gentes – as rusgas – interligando-os com as atuais dinâmicas do município. As marchas estão agendadas para as 22h00 e prometem espalhar alegria pelas avenidas Diogo Leite e Ramos Pinto, com a atuação das 16 instituições participantes na praça central do Douro Cais.

E de regresso ao Porto, não há pausa nos festejos. A Casa do Infante vai associar-se à quadra com a dinamização dos percursos São-Joaninos, agendados para segunda-feira (23). A inscrição apresenta um custo de 2,20 euros e terá de ser feita previamente, através do email [email protected] ou do contacto telefónico 223 393 480. Entretanto, por volta das 19h00, estará “montado” o Arraial na Alfândega do Porto, que inclui jantar e concerto. A Casa da Música também estará em modo São João, com concertos de entrada gratuita, mas sujeitos à lotação da Sala Suggia. A Banda Sinfónica Portuguesa é a primeira a atuar, às 22h00, seguindo-se, uma hora depois, os Alma de Coimbra. Em Paranhos, o Largo do Campo Lindo será outro palco do arraial, onde não faltará música, boa disposição e os tradicionais sabores de São João: sardinhas, fêveras, pão e vinho.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

E para aqueles que não querem homenagear o santo popular em terra, também é possível fazê-lo a bordo de um cruzeiro no Douro, com jantar e animação garantidos, experiências essas proporcionadas por diferentes empresas. Nos hotéis da cidade, a tradição também não ficará esquecida, com arraiais preparados especialmente para hóspedes e portuenses.

rep_sjoao14_4Fogo-de-artifício volta a unir as margens do Douro

E como já é habitual na noite de São João, à meia-noite, o espetáculo pirotécnico – desta vez organizado conjuntamente pelas câmaras de Gaia e do Porto, algo que já não acontecia há vários anos – voltará a colorir os céus portuenses, sobre o rio Douro, de 23 para 24 de junho. Para que portuenses e visitantes possam viver a festa popular da melhor maneira, deslocando-se de arraial em arraial, a Metro do Porto vai estar a funcionar durante a noite, com aumento de frequências e reforço do número de veículos. O Funicular dos Guindais também permanecerá ativo durante a noite e madrugada de São João. Outro momento alto é o da 31.ª Regata de Barcos Rabelos, agendada para as 13h00 de terça-feira (dia 24), com partida do Cabedelo e chegada à Ponte D. Luís I. E a fechar a programação, que animou a cidade nas últimas semanas, está o concerto da Banda Sinfónica Portuguesa, que arrancará às 16h00, nos Jardins do Palácio de Cristal.

Texto: Mariana Albuquerque

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem