É um dos maiores festivais internacionais de folclore realizados no Norte do país e regressa a Santo Tirso já este domingo, 21 de julho, com atuações vindas de todo o mundo.
Aos grupos que chegam do México, Bolívia, Sérvia, Croácia, Buriácia, Peru e Quénia juntam-se dois representantes nacionais – o Rancho Folclórico de Santa Eulália de Lamelas e o Grupo Folclórico de Santo André de Sobrado – num evento que tem como principal objetivo celebrar a dança “enquanto expressão artística representativa da cultura de um povo”, lê-se no portal de notícias da Câmara Municipal de Santo Tirso.
De acordo com Alberto Costa, presidente da autarquia, esta é uma iniciativa que, de ano para ano, tem ganho cada vez mais espectadores. “Pela grande qualidade a que nos tem habituado, ganhou um público fiel que vem [até aqui] descobrir as tradições da dança de diferentes geografias”, indicou, segundo a Santo Tirso TV.
Ao todo serão cerca de 280 os intérpretes que, pelas 21h30, vão subir ao palco da Praça 25 de abril, mas, antes, desfilarão pelas artérias principais da cidade.
O evento, de entrada gratuita, é organizado pela Casa da Gaia (Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe) em parceria com a Câmara Municipal.