CMPorto

Santo Tirso é o município com “maior investimento” em esterilização de animais

Santo Tirso é o município com “maior investimento” em esterilização de animais

A Câmara Municipal de Santo Tirso investiu mais de 12 mil euros na esterilização de animais em 2020, o valor mais elevado do total dos 150 municípios que aderiram à campanha da Direção Geral de Alimentação Veterinária (DGAV), revelou. 

No total, foram esterilizados 426 animais no Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso – 86 gatos, 77 cães, 145 gatas e 115 cadelas -, o que colocou o município na sexta posição em termos de esterilizações.  

“O maior investimento prende-se com o facto de o município ter, simultaneamente, os números mais altos de cirurgias realizadas a cadelas e a gatas, as mais complexas”, lê-se na nota divulgada pela autarquia. 

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal destacou o empenho em “promover políticas ativas de adoção” e “de controlo da população animal do concelho”. “Podíamos ter números muito superiores se tivéssemos optado por esterilizar mais machos em que as intervenções são muito mais simples e, consequentemente, mais rápidas, mas a nossa intenção é a efetividade da medida”, justificou.  

Em causa, de acordo com o autarca, está a “saúde e o bem-estar dos animais”, uma vez que, sublinhou, estas intervenções “diminuem o risco de doenças como tumores mamários”. 

O investimento envolveu uma verba de 12.696 euros. 

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes