O futuro Parque do Verdeal, que irá desenvolver-se nas margens do rio Vizela, entre terrenos localizados na freguesia de Vila das Aves, margem direita, e na freguesia de São Tomé de Negrelos, margem esquerda, num total de 43 500 metros quadrados, vai arrancar no segundo semestre de 2020, anunciou a Câmara Municipal de Santo Tirso, no seu portal de notícias.
“Agora que temos o projeto concluído, iniciamos os procedimentos administrativos com vista à sua execução. O primeiro é candidatar a obra a fundos comunitários, durante este mês, o segundo é abrir o concurso público já no início de 2020”, explicou Alberto Costa, presidente da autarquia.
“De acordo com a calendarização que temos prevista, daremos início ao concurso público logo no início do ano. Ao mesmo tempo, iremos aguardar o visto, obrigatório, do Tribunal de Contas, na expectativa de podermos ter obra no terreno no primeiro semestre de 2020”, acrescenta.
Segundo o autarca, a obra em causa “trata-se de mais um pulmão verde” no município, que irá dar forma “a um anseio antigo e legítimo da população”. “É um projeto que vai, finalmente, sair do papel e transformar aquela área junto ao rio Vizela num espaço de lazer de qualidade”.
Num investimento em causa é de 1,8 milhões de euros, cerca de 500 mil a financiar por fundos comunitários, o projeto contempla a “criação de passeios pedonais e cicláveis e espaços multiusos” assim como largos, “com oportunidades dos visitantes se sentarem”, e “uma ponte-passadiço que facilitará a junção dos dois lados do rio”.