PUB
Recheio 2024 Institucional

Santo Tirso: autarquia e farmácias comparticipam vacinas a centenas de bebés

Santo Tirso: autarquia e farmácias comparticipam vacinas a centenas de bebés

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A medida representará um investimento autárquico de 100 mil euros.

A autarquia tirsense aliou-se a 16 farmácias do concelho para a comparticipação de vacinas a crianças de famílias carenciadas. O acordo, assinado esta quarta-feira, visa apoiar o pagamento de vacinas que, embora excluídas do Plano Nacional de Vacinação, são recomendadas pelos médicos, podendo custar até 71 euros por dose.
A comparticipação destina-se a crianças nascidas a partir do dia 1 de janeiro deste ano, variando consoante o rendimento do agregado familiar candidato. Em todos os escalões (foi estabelecida uma tabela de quatro), as farmácias aderentes contribuem com cinco euros, cabendo à câmara o pagamento do restante valor. A título de exemplo, na aquisição da Prevenar (vacina utilizada para proteger crianças desde os dois meses, até aos cinco anos contra doenças como meningite bacteriana, septicémia e pneumonia bacteriémica), uma família que se insira no 1.º escalão pagará cinco euros por cada dose, a farmácia aderente ao projeto assumirá um encargo de igual valor e o município contribuirá com 49,49 euros por dose, num total de 197,96 euros pelas quatro doses necessárias. De acordo com a autarquia, prevê-se, este ano, um investimento de 100 mil euros, numa medida que poderá abranger 500 bebés.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile