PUB
Recheio 2024 Institucional

Sair do Porto: 8 motivos para conhecer a cidade de Chaves

Sair do Porto: 8 motivos para conhecer a cidade de Chaves

Com vontade de explorar Portugal, mas não sabe por onde começar? O nosso país, apesar de pequeno quando comparado a outros, possui uma enorme diversidade cultural, arquitetónica e paisagística.

São várias as cidades do Norte a Sul que merecem a sua visita, no entanto se preferir fazer uma viagem mais curta, aproveitando o fim de semana para uma escapadinha, Chaves pode ser uma ótima opção. Fica a cerca de uma hora e 30 minutos do Porto e encontra-se a menos de 8 quilómetros da fronteira com a Galiza.

Neste artigo a VIVA! apresenta-lhe oito bons motivos para sair de casa rumo à região do Alto Tâmega, mais precisamente à cidade de Chaves.

Passar a Ponte Romana de Trajano
A Ponte Romana de Trajano é um dos principais símbolos de Chaves e o monumento mais prezado.
Esta ponte foi um importante ponto de passagem e ligação das vias romanas entre Bracara Augusta (Braga) e a cidade espanhola de Astorga.
No meio deste monumento existem dois marcos cilíndricos: um comemora a construção da ponte pelos aquiflavienses, e o outro é intitulado Padrão dos Povos, uma epígrafe que dá a conhecer o nome dos dez povos indígenas da época.

Foto: National Geographic Portugal

Subir à Torre de Menagem do Castelo de Chaves
O Castelo de Chaves é outro dos marcos da cidade e uma visita obrigatória em qualquer roteiro. Subir à Torre de Menagem, que está convertida em Museu Militar, irá permitir-lhe observar umas vistas panorâmicas fantásticas.

Foto: Notícias de Vila Real

Visitar o Núcleo de Arqueologia e de Pré-História
O Núcleo de Arqueologia e Pré-História situa-se no antigo paço dos Duques de Bragança, na atual Praça de Camões, num emblemático complexo monumental, no centro histórico da cidade. Aqui os amantes de história e cultura poderão ver a coleção permanente e a sala de exposição de pintura, dedicada ao Mestre Nadir Afonso.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Foto: Município de Chaves

Comer um Pastel de Chaves
Chaves é conhecida pela sua boa gastronomia e fumeiro, mas o Pastel é o verdadeiro ex-libris. Para quem visita esta cidade torna-se quase obrigatório provar esta iguaria, cuja história remonta a 1862.
Ainda que muitos tentem imitar a receita original do Pastel de Chaves são poucos aqueles que conseguem fazer a verdadeira massa folhada tenra e estaladiça, recheada com refogado de carne de vitela.

Foto: Produtos Tradicionais Portugueses

Provar um copo de água quente nas Termas
Ainda que lhe pareça um pouco estranho beber um copo de água a mais de 70 graus centígrados, se não o fizer quando visitar Chaves, é quase como ir a «Roma e não ver o Papa». A bica da nascente é de acesso público, na Fonte do Povo, mas ao lado, na buvette das Termas de Chaves fornecem um copo e há bancos para descansar. O sabor desta água não é dos mais agradáveis, contudo promete curar várias maleitas.

Foto: Vagamundos

Explorar o Parque Botânico e Zoológico da Quinta do Rebentão
Pode não parecer a opção mais óbvia a fazer em Chaves, mas se tem crianças esta é uma ótima ideia para passar melhor o tempo.
Neste espaço os visitantes podem usufruir da natureza em todo o seu esplendor e contemplar os animais em ambiente natural, como gamos, póneis, javalis, cabras e aves.
No Parque existe ainda a Quinta Pedagógica que desenvolve atividades lúdico-pedagógicas, entre as quais, a preparação de terrenos, sementeiras e colheitas; e o tratamento e observação de animais.

Foto: Município de Chaves

Ver as Igrejas da Misericórdia e de Santa Maria Maior/Matriz
Por se tratarem de duas igrejas bastante distintas entre si vale a pena visitar ambas e observar as diferentes características arquitetónicas. A Igreja da Misericórdia foi construída no século XVII e é tipicamente barroca. O interior, com uma só nave, tem as paredes inteiramente revestidas de azulejos decorados, do século XVIII, ilustrando vários motivos e cenas bíblicas.
Por sua vez, na Igreja de Santa Maria Maior/Matriz, de construção medieval, destaca-se a Capela do Santíssimo e a pia batismal, com taça monolítica decorada com motivos vegetalistas.

Foto: António Amen / Wikipédia

Conhecer o Parque de Vidago e Termas
Vidago é uma das principais atrações da região. Fica apenas a 20 minutos de Chaves e vale pena fazer este pequeno «desvio». O parque centenário possui uma extensa riqueza botânica, onde magnólias, plátanos, cameleiras, azevinho, pinheiros ou alfazemas se misturam. É ainda possível observar um tranquilo lago e experimentar as famosas termas, reconhecidas pelas suas propriedades curativas.

Foto: Termas de Portugal

Foto destaque: Alibabuy

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem