Desde o início do mês de outubro que o teletrabalho deixou de ser recomendado pelo Governo, que deixou a cargo da entidade patronal a decisão de adotar ou não este regime de trabalho. E foram muitas as empresas que, ou por receio de regressar totalmente à “normalidade” ou por satisfação quanto aos resultados conseguidos com o teletrabalho, optaram por manter este regime, que, ao que parece, divide a opinião dos trabalhadores.
Se, por um lado, há cidadãos que admitem estar bastante satisfeitos com o teletrabalho, que começou, por imposição obrigatória, em março do ano passado, muitos são aqueles que revelam frustração e cansaço por estar, diariamente, entre as quatro paredes de casa.
Mas, de acordo com o Business Insider, existem vários “truques” que podem ajudar a tornar o teletrabalho mais interessante. A palavra chave, assegura, é a organização, pelo que os trabalhadores em devem anotar sempre “os seus compromissos”, diários ou semanais, de forma a garantir que “o trabalho flui da melhor maneira possível” e que “não falha com nenhum prazo”.
De forma a criar um melhor ambiente de trabalho em casa, é também aconselhado que “mantenham as rotinas” existentes no escritório e que estabeleçam limites. Assim, será possível “manter uma sensação de normalidade”. Sensação essa que será, especialmente, notória se “garantir um espaço de trabalho” específico para as suas funções.
Estar em casa não deve ser sinónimo de mais trabalho, pelo que é importante assegurar a “consistência” e cumprir os horários estabelecidos. Já nos momentos de pausa, os trabalhadores devem “aprender a desligar” e fazer alguma coisa de que gostam, efetivamente, reservando, assim, o seu tempo “para um hobbie”.
Por último, o Business Insider acredita ser fundamental “respirar ar puro” pelo menos uma vez por dia e substituir as habituais deslocações casa-trabalho e trabalho-casa, por exemplo, por uma caminhada.