Já dizia a canção de Fernando Daniel: “andas às voltas, nas voltas que a vida dá”. Ora bem, não será difícil de prever que a intenção do artista era falar de algo mais profundo do que rotundas, mas se fosse sobre isso mesmo, em Portugal, a canção continuaria a fazer todo o sentido.
Isto porque, de acordo com um estudo levado a cabo pela DiscoverCars, um site internacional de aluguer de carros, Portugal, embora seja, como todos sabemos, um país bastante pequeno, é um dos que tem mais rotundas.
Ao que a pesquisa em questão indica, Portugal tem rotundas a cada 500 metros, em média. No total, estima-se que o país apresente cerca de 473 rotundas por cada milhão de habitantes, o que lhe vale um 2º lugar, em termos de média.
À nossa frente neste ranking, apenas os franceses, que ocupam o primeiro posto, com cerca de 663 rotundas por cada milhão de habitante.
No estudo em questão, algumas das principais rotundas do país, como a do Marquês de Pombal (Lisboa), Anémona (Matosinhos) e Globo (Albufeira) foram destacadas. Houve, ainda, espaço para dar o devido valor à cidade de Viseu, enquanto uma metrópole exemplar, no que toca a planeamento urbano.
Foto: DR / Porto.