
O futebol está a mudar e não é pouco. Falar no “desporto-rei” é, cada vez mais, falar num negócio que começa a conhecer valores estratosféricos, nunca antes imaginados em nenhum desporto. Assim, a Arábia Saudita tem sido cada vez mais um destino de eleição para futebolistas consagrados, que saem da Europa, onde, à partida, se encontram as melhores ligas do mundo, para jogarem no campeonato saudita. Se é por dinheiro ou pela busca de um novo desafio? Só os próprios saberão, mas a opinião pública tende mais para a primeira opção.
Posto isto, vamos conhecer alguns nomes sonantes, que têm saído para o futebol árabe.
Cristiano Ronaldo
Como não poderia deixar de ser, o CR7. Depois de uma época atribulada, o avançado português deixou, em conflito, o Manchester United, tendo rumado ao Al-Nassr, onde assinou um contrato de 2 anos, por cerca de 200 milhões de euros.

Rúben Neves
Já jogou no FC Porto e é uma cara bem conhecida dos portugueses. Atuava, em 2022/23, no Wolverhampton, onde era uma das grandes figuras da equipa, no entanto, o médio trocou os Wolves pelo Al Hilal, onde irá receber 25 milhões de euros por ano, num contrato válido por 3 épocas.

Alex Telles
Outro nome bem conhecido dos portistas é Alex Telles. Jogou no FC Porto, passou pelo Manchester United, pelo Sevilha, sendo que agora é jogador do Al-Nassr, num contrato de duas épocas, onde vai ganhar 8 milhões por ano.

Karim Benzema
O avançado francês é o mais recente “bola de ouro”, sendo que, agora, defende as cores do Al-Ittihad. Assinou contrato durante três épocas e em cada uma delas vai auferir, sensivelmente, 100 milhões de euros.

N’Golo Kanté
O médio-defensivo que jogava no Chelsea, em Inglaterra, vai defender as cores do seu compatriota Benzema, atuando com as cores do Al-Ittihad. Pelas duas época, à semelhança de Benzema, vai receber 100 milhões de euros.

Sadio Mané
O extremo senegalês, que militava ao lado de Salah, no Liverpool, assinou um contrato de 3 épocas, sendo que em cada um delas irá receber 40 milhões de euros.

Riyad Mahrez
O extremo argelino, que representava o Manchester City FC, irá auferir, durante duas épocas, 50 milhões de euros.
Estes são só alguns dos grandes nomes que vão passar a atuar no campeonato da Arábia Saudita, a troco de preços exorbitantes, mesmo para os padrões do futebol europeu, onde os salários já são, por si só, muito elevados. A título de curiosidade, sabia, por exemplo, que o Al-Hilal ofereceu mais de 700 (!) milhões de euros a Mbappé por uma época?

Fotografia destaque: Rúben Neves (Francisco Leong / AFP) e Cristiano Ronaldo (Getty / Talksport)