PUB
Recheio 2024 Institucional

Saiba quais são as melhores termas para relaxar no Norte

Saiba quais são as melhores termas para relaxar no Norte

Portugal é um país rico em águas termais. De norte a sul do país estas são utilizadas com fins terapêuticos para tratar algumas patologias. No entanto, são cada vez mais as pessoas que procuram as termas para fugir do stresse do dia a dia e recarregar baterias.

Atualmente grande parte dos balneários termais possui equipamentos modernos e encontram-se em locais com envolventes muito bonitas e relaxantes. Se ainda não foi para nenhumas termas e experimentou os benefícios destas águas, talvez esteja na altura de organizar uma escapadinha.

Neste artigo apresentamos-lhe algumas das melhores termas do Norte do país, sendo que umas são bem perto da cidade do Porto.

Termas das Taipas
A primeira utilização conhecida das águas medicinais das Taipas com objetivos terapêuticos remonta à época da Romanização, durante o império de Trajano Augusto. Ficam na cidade de Guimarães e dispõe de uma vasta oferta de serviços.

No que toca à terapêutica estas águas podem ajudar nas patologias associadas ao aparelho respiratório, reumáticas, músculo – esqueléticas e da pele. Contudo, se a sua ideia é tirar um tempo para relaxar pode optar pelos programas com água termal, o novo circulo dinâmico de sauna, banho turco e piscina dinâmica, ou pelas massagens.

Foto: Termas de Portugal

Termas de Vizela
Estas termas, tal como o próprio indica, localizam-se no município de Vizela. As suas águas são conhecidas pelas propriedades benéficas e terapêuticas, desde o tempo dos romanos. As primeiras instalações surgiram em 1785 e a elevada procura levou ao aumento das mesmas.

Do tipo hipertermal, com temperaturas até 66°C, sulfúreas e sódicas, as águas estão indicadas para várias patologias como fibromialgia, dor ciática, bronquite, asma, psoríase, rosácea, mas também stress, ansiedade e fatores de risco cardiovascular.

Atualmente dispõe também de um circuito termal – piscina dinâmica, serviços de massagem de relaxamento ou vichy, drenagem linfática, esfoliação corporal, aplicação de lamas e banho de imersão ou hidromassagem.

Foto: Termas de Vizela (site)

Termas do Gerês
No coração do Parque Nacional da Peneda- Gerês estas termas estão rodeadas por lagos e montanhas de uma beleza única. As paisagens e o som dos passarinhos tornam este o destino ideal para recarregar forças e restabelecer o equilíbrio.

Do novo complexo faz parte o spa e o balneário termal, recentemente reequipado e remodelado com novos equipamentos. Além da cura termal tradicional e dos programas terapêuticos, as Termas do Gerês também dispõe de vários programas de spa, com serviços e produtos especialmente pensados para aqueles que procuram momentos de lazer ou bem-estar.

Foto: Termas de Portugal

Termas de Caldelas
Entre Braga e o Gerês é no concelho de Amares que podemos encontrar as Termas de Caldelas.
Estão envolvidas por uma paisagem verde que transmite a paz necessária para fugir à rotina do quotidiano e alinhar todos os pensamentos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O complexo termal é constituído por bicas de água, balneário e centro de medicina física e reabilitação, tendo como principais missões, além do bem-estar e combate ao stress, o tratamento de perturbações do aparelho digestivo, pele e reumatismo.

De acordo com a página oficial, “o balneário foi recentemente remodelado, aliando modernidade e conforto ao estilo sóbrio da traça original. Criou-se um espaço cómodo e moderno em que o conceito de Spa convive em perfeita harmonia com as necessidades terapêuticas”.

Foto: Termas de Portugal

Termas de Vidago
As Termas de Vidago ficam na encantadora cidade de Chaves integrando o conhecido Vidago Palace Hotel. A estância termal de prestígio foi a preferida da corte portuguesa, no séc. XIX, “sendo por isso considerada a «rainha das Termas»”, refere a plataforma Visit Portugal.

As águas de Vidago, frias, gasosas e raras foram descobertas por um lavrador da região no século XIX. Além de serem usadas para tratamentos e programas de saúde são apreciadas como águas de mesa, engarrafadas e distribuídas para todo o país.

Foto: Termas de Portugal

Termas de São Vicente
Situadas na freguesia do Pinheiro, no concelho de Penafiel, as Termas de São Vicente são ótimas para aqueles que não gostam de fazer grandes viagens. Ficam apenas a cerca de 30 quilómetros da cidade do Porto e a três do rio Douro.

Aqueles que procurarem as Termas de São Vicente para descontrair do stresse do dia a dia poderão usufruir do jacuzzi, cascatas, contracorrentes, cama e banco de aerobanho, hidromassagem sequencial, corredor de marcha, jet stream, pescoço de cisne e leque, entre outros.

Em aspetos terapêuticos estas termas têm dos melhores equipamentos para tratamentos no ORL, nomeadamente, aerossol ultrassónico e monossónico, irrigação nasal, pulverização, nebulização e inalação nasal e bucal.

Foto: Termas de S. Vicente (site)

Termas de S. Jorge
É na Vila das Caldas de S. Jorge, em Santa Maria da Feira, que pode encontrar estas termas. De acordo com a plataforma oficial, a primeira cura termal efectuada em Caldas de S. Jorge data de 1787.

Aqui é possível encontrar um espaço tranquilo em harmonia com a natureza, ideal para conjugar a saúde, lazer e descanso. O poder medicinal das águas das Termas S. Jorge vocacionam-se para terapêuticas reumáticas, músculo-esqueléticas, vias respiratórias e pele. Os programas são desenhados à medida do termalista numa ótica de prevenção, promoção ou reabilitação da saúde.

Foto: Termas de São Jorge (Facebook)

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce