PUB
Philips S9000

Saiba porque é que sexta-feira 13 é “dia de azar”

Saiba porque é que sexta-feira 13 é

A sexta-feira 13 é uma data envolta em superstição e mistério que tem intrigado pessoas por todo o mundo. Posto isto, qual é o motivo pelo qual essa combinação específica de dia da semana e número é frequentemente associada ao azar? Embora a origem seja incerta, existem várias teorias que lançam luz sobre essa superstição.

Uma das explicações mais amplamente difundidas remonta à antiguidade, quando muitas culturas atribuíam significados místicos a determinados números. O número 12 era considerado um número de ordem e perfeição, relacionado com o ciclo lunar e com o calendário. Por sua vez, o número 13 era frequentemente considerado um número irregular e, portanto, associado a eventos imprevisíveis e desfavoráveis. A superstição em torno do número 13 também se relaciona com a mitologia, onde frequentemente é associada a situações de azar.

Na verdade, a superstição da sexta-feira como um dia de azar pode ser rastreada até ao cristianismo. A tradição cristã acredita que a crucificação de Jesus ocorreu numa sexta-feira, sendo que, na Última Ceia, havia 13 pessoas presentes, incluindo Judas Iscariotes, que traiu Jesus. A combinação desses elementos contribuiu para a associação negativa da sexta-feira 13.

Outra das teorias sugere que a associação entre a sexta-feira e o número 13 como um dia de azar tem raízes na mitologia nórdica. Segundo a mitologia, havia um banquete em Valhalla (o salão dos deuses nórdicos), no qual 12 deuses estavam presentes, mas Loki, o Deus das Travessuras, não foi convidado. Posteriormente, acabou por aparecer como “13º convidado” e causou bastante tumulto, o que levou à ideia de que o número 13 era algo negativo.

Por fim, também é curioso mencionar a teoria que se baseava na monarquia francesa. À luz do que a História nos conta, há muito tempo, o rei Felipe IV sentiu-se ameaçado pelo poder que a Igreja detinha dentro do próprio país. Seguindo aquela velha máxima que nos diz que “se não os vences, junta-te a eles”, o Rei Felipe IV tentou fazer parte da ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas ouviu aquilo que mais temia: um não.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Revoltado com a resposta, reza a lenda que o Rei terá ordenado a perseguição aos templários, no dia 13 de outubro, que calhou, pois claro: a uma sexta-feira 13, no ano de 1307.

Independentemente das origens precisas, a superstição da sexta-feira 13 foi sendo espalhada globalmente e é frequentemente associada à possível ocorrência de infortúnios. 

No entanto, é importante ressalvar que se trata apenas de um mito. A sexta-feira 13 permanece enquanto uma simples crença cultural e não possui qualquer tipo de base científica sólida. 

Ainda assim, o mistério em torno dessa data persiste, tornando a sexta-feira 13 numa das lendas mais enigmáticas do calendário.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem