PUB
Recheio 2024 Institucional

Saiba como vão funcionar os renovados terminais das Camélias e Asprela

Saiba como vão funcionar os renovados terminais das Camélias e Asprela

É já a partir desta quinta-feira, dia 1, que vão abrir ao público os renovados terminais de transportes das Camélias, na Batalha, e da Asprela, que inclui os interfaces do Hospital de S. João e do Polo Universitário.

As obras no Terminal das Camélias incluíram a criação de uma zona de embarque/desembarque, com cinco cais, e uma zona de apoio para estacionamento de longa duração dos veículos afetos ao transporte público de passageiros. Os utilizadores têm também agora acesso a sala de espera com apoio de cafetaria e WC.

Outra das mais valias desta empreitada é reorganização “do serviço interurbano em transporte público pesado de passageiros na zona sul da cidade, de modo a reduzir o volume de circulações de autocarros no centro do Porto”, avança a Câmara do Porto.

Já no Pólo da Asprela coexistirão os serviços de Metro, STCP, AMP, CIM do Tâmega e Sousa, CIM do Ave e ainda alguns serviços expressos.

Assim, no caso do Terminal do Hospital de São João, os passageiros poderão encontrar serviços STCP, Linha D do Metro e serviços rodoviários que estabeleçam ligações Nascente/Poente e Poente Nascente, entre eles da Área Metropolitana do Porto.

Foi feito um aumento do espaço de cobertura, “passando a existir um edifício com Loja Andante, cafetaria, WC’s e uma sala de descanso para os trabalhadores da Metro e da STCP, substituindo instalações provisórias há muito aí instaladas”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Por outro lado, no Terminal do Pólo Universitário, na Rua Alfredo Allen, “será utilizado por operadores privados, que terão aí o términus das suas linhas, e prevê a existência de duas paragens de embarque/desembarque”.

Segundo explica a autarquia, “neste terminal existe um edifício com sala de espera, cafetaria, quiosque e WC’s”, bem como “uma zona de estacionamento, localizada na Rua Manuel Pacheco Miranda, com cerca de 29 lugares, destinada a veículos pesados de passageiros que necessitem fazer tempo de paragem mais alargado”.

Além dos terminais do Pólo da Asprela também irão existir paragens para o embarque e desembarque de passageiros na estrada da Circunvalação e na Rua Bernardino de Almeida, no sentido de entrada no Porto, e na Rua Roberto Frias, no sentido da saída.

De referir que, em ambos os terminais e nas zonas de cais de embarque/desembarque, “está em curso a instalação de elementos de sinalética próprios para disponibilizar informação multimodal” aos utilizadores de transporte público.

Fotos: Filipa Brito/CM Porto

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce