Abriu, pela primeira vez, as suas portas a 1 de novembro de 2016, mas foi, muito antes, num “belo jantar à mesa entre pais e filhos”, que o Sabor Típico, em Matosinhos, nasceu verdadeiramente. O conceito foi, desde logo, o de uma cozinha “tradicional e de conforto”, que ainda hoje se mantém e que faz jus ao que de melhor Portugal tem para oferecer.
O próprio nome, como explicou à VIVA! Alexandre Alves, responsável pela casa, remete, de imediato, para essa tipicidade do que é ser português. “Tradicional, confortante e enriquecedor”, resume, garantindo que quem vive uma experiência gastronómica no Sabor Típico volta, de certeza, para repetir.
A degustação pode e deve começar pela prova do misto de enchidos caseiros levemente grelhados numa “brasa branda”, no qual se inclui também o presunto e o salpicão. Depois, os amantes de peixe podem escolher entre um prato de filetes de pescada, espetadas de lulas, salmão, robalo, dourada e bacalhau, com destaque para o bacalhau à sabor. “Trata-se de um bacalhau frito, coberto com cebolada com maionese gratinada no forno, acompanhado com batata frita à rodela”, explica. Mas, pela brasa do Sabor Típico passam também “carnes de muita qualidade” como as postas, os nacos de novilho alho, espetada terra e mar e um misto de carnes.
Ao domingo, por exemplo, além destas propostas, os clientes têm ainda a oportunidade de se deliciar com as tripas à moda do Porto, o cozido à portuguesa, o bacalhau com broa, os rojões à minhota e a vitela à moda de Lafões. “Aqui, a viagem gastronómica nacional é garantida”, assegura Alexandre Alves.
Mas o grande ex-líbris da casa é, indiscutivelmente, a francesinha, prato tão portuense, que passa por um “forno a lenha a 325ºC, onde o calor da chama funde o queijo à dita francesinha”. Esta é, posteriormente, banhada por um molho de receita “ultra secreta” e é acompanhada, como manda a tradição, de batata frita ao palito.
Ao longo destes cinco anos o restaurante tem primado pela qualidade dos produtos apresentados, sempre confecionados com a experiência e rigor que um chefe exige e, claro, com e uma pitada bastante importante de amor. Diz o ditado que “o futuro a Deus pertence” e que “o segredo é a alma do negócio” e parece que, no próximo ano, existirão grandes novidades no “Sabor Típico”. O resto Alexandre Alves não pode revelar…
Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo das 11h30 às 15h00 e das 18h30 às 23h00.
Sabor Típico
Rua Ló Ferreira 89, Matosinhos
Contactos 229 380 342 / 967 946 758