PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Sábado é dia de Desfile de Carros Elétricos Históricos do Porto

Sábado é dia de Desfile de Carros Elétricos Históricos do Porto

A edição de 2018 do evento está marcada para sábado, dia 5 de maio, e vai homenagear o centenário da conclusão da linha de carro elétrico até às minas de São Pedro da Cova, em Gondomar.

No sábado, dia 5 de maio, realiza-se mais uma edição do Desfile de Carros Elétricos Históricos do Porto, evento que acontece anualmente desde 1992. Serão 12 os carros elétricos que integrarão o desfile, cujo início está marcado para as 15h, no Museu do Carro Eléctrico, situado na Alameda de Basílio Teles. O percurso será feito ao longo da linha da marginal (a mais emblemática). Os veículos seguirão pelo Infante até ao Passeio Alegre, regressando depois ao ponto de partida.

No interior dos carros históricos haverá animação, com a presença de bandas musicais e também de atrizes, que contarão histórias relacionadas com o trabalho e as vivências do transporte de carvão entre São Pedro da Cova e Massarelos. No final, pelas 18h, haverá uma prova de Vinho do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Nesta edição, a organização pretende assinalar o centenário da conclusão da linha para São Pedro da Cova (1918-2018), que esteve sob o encargo da Companhia de Carris do Porto e que foi fundamental, na época, para estabelecer um acesso mais eficaz entre aquela localidade de tradição mineira e as redes ferroviárias da cidade e do país.

A iniciativa estará, assim, relacionada com a ligação do Porto às minas de São Pedro da Cova. Mais concretamente, com o transporte de carvão entre os dois lugares, que era feito através das Zorras, os famosos carros elétricos que permitiam transportar carga e fazer trabalhos ao longo da via. Esta linha possibilitava a utilização do carvão nacional nas caldeiras da antiga Central Termoelétrica de Massarelos (atuais instalações do museu).

O bilhete para a viagem tem um custo de cinco euros e pode ser adquirido no museu (menores de quatro anos têm acesso gratuito) ou nos próprios elétricos. A entrada no museu, aberto apenas da parte da tarde, será gratuita e serão promovidas surpresas para aqueles que visitem as instalações.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile