PUB
Recheio 2024 Institucional

S. Pedro da Cova testa tecnologia de monitorização de minas

S. Pedro da Cova testa tecnologia de monitorização de minas

Em declarações à Lusa, fonte do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto – INESC TEC explicou que o projeto ECOAL – MGT (Ecological Management of Coal Waste Piles in Combustion), orçado em 900 mil euros, é cofinanciado pela União Europeia, com fundos FEDER, no âmbito do programa SUDOE. O equipamento testado em Gondomar permite, de acordo com o INESC TEC, “monitorizar continuamente os resíduos perigosos de carvão depositados nas antigas minas da freguesia e prever eventuais processos de combustão espontânea”.
A equipa envolvida no projeto, que junta o INESC à Universidade do Porto, à de Alcalá, à Universidade Pública de Navarra e à de Limoges, está a desenvolver uma tecnologia inovadora em fibra ótica que recebe dados resultantes da monitorização da emissão de gases e da temperatura da escombreira, posteriormente tratados por modelos geológicos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem