PUB
Philips S9000

Rusgas desfilam no sábado

Rusgas desfilam no sábado

As Rusgas de S. João, que remontam a 1957, são uma tradição única da festa portuense, tendo sido recuperadas há alguns anos pela Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer. Habitualmente são as Juntas de Freguesia que marcam presença mantendo viva esta tradição do S. João do Porto. Cada Rusga é constituída por uma tocata e várias pessoas, de todas as faixas etárias, que vão trajadas de acordo com a época a que esta tradição remonta.
Este ano, as rusgas terão como novidade a visita do Manobras no Porto, através do Siga a Rusga, que vai acontecer na Avenida dos Aliados e zona envolvente. Trata-se de um projeto desenvolvido por quatro Companhias de teatro (PELE, Teatro Frio, Erva Daninha e Radar 360º) sedeadas no espaço Fábrica, e que se reuniram para explorar o conceito  plural de rusga nas festas de São João, de modo a interferirem com os grupos de rusga existentes por freguesia e agitarem a noite do desfile com instalações e performances, ao longo do percurso.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ordem de apresentação das Juntas de Freguesia no desfile:
Santo Ildefonso, Vitória, Massarelos, Cedofeita, Lordelo do Ouro, Foz do Douro, Miragaia, Bonfim, Ramalde, Sé, Aldoar, Paranhos e S. Nicolau.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz