A qualquer hora dos dias 30 e 31 de maio, em qualquer lugar do mundo, pode participar na Maratona Virtual Solidária a favor da Cruz Vermelha do Porto. A correr, caminhar ou pedalar, a escolha é sua.
Organizada pela Runporto, a prova inovadora, já que disputada à distância, pretende promover um estilo de vida ativo e saudável, mesmo nos momentos difíceis em que vivemos, e angariar fundos para a luta contra o COVID-19. “Corremos sós, vencemos juntos” é o lema da Maratona Virtual Solidária.
Os inscritos poderão participar a qualquer hora dos dias 30 e 31 de maio, em qualquer lugar do mundo. “Em casa ou na rua – respeitando o distanciamento social imposto pelas autoridades -, claro), cada participante pode percorrer a distância que quiser, na modalidade da sua preferência (corrida, caminhada, ciclismo ou outro desporto individual)”, explica a empresa municipal Ágora.
“A ideia é fazer desporto e pode ser o que estiver mais confortável em fazer”, salienta a Runporto.
A organização sugere alguns exemplos de desafios: corrida ou caminhada de cinco, dez, 21 ou 42 quilómetros e 30, 50, 70 ou 100 quilómetros em bicicleta.
A participação tem o valor de 10 euros. A inscrição pode ser feita, até às 20h do dia 28 de maio, no site da organização e inclui, além da doação solidária, uma medalha e um diploma digital.
Quem quiser contribuir sem participar desportivamente, pode inscrever-se com o dorsal zero. Os fundos angariados vão ajudar a Cruz Vermelha do Porto, uma das instituições na linha da frente do combate à pandemia da Covid-19. De referir a ação #EuAjudoQuemAjuda, através da qual a instituição está a prestar serviços de transporte de doentes, realização de testes, ajuda psicossocial e social, divulgação de informação e ainda de apoio alimentar, médico e de alojamento, com cerca de 170 voluntários e 700 técnicos de saúde e técnicos de emergência pré-hospitalar.