PUB
CIN - Branco Perfeito

Rui Rio pretende baixar IMI do Porto em 10%

De acordo com o autarca social-democrata, “se, durante dez anos, a Câmara do Porto fez uma gestão financeira rigorosa, reduziu a sua dívida e gerou uma folga, é justo que essa folga seja usada em prol das famílias”.
Em conferência de imprensa, Rio informou que, na última década, a câmara fez um esforço total de 177,2 milhões de euros para redução da dívida, numa média de 17,7 milhões ao ano. “Esta preocupação no sentido do equilíbrio das contas da autarquia, que sempre norteou a atuação deste executivo, traduz-se numa substancial diminuição dos encargos a suportar com as amortizações da dívida, fator que, por si só, liberta numa escala muito considerável a pressão que hoje existe sobre a despesa municipal”, refere a autarquia portuense, em comunicado. Na sequência desse esforço, há uma redução de encargos para os próximos dez anos, sendo que o sucessor de Rui Rio ficará com uma “folga orçamental” de 8,8 milhões de euros. “Nesse enquadramento, propõe-se uma redução da taxa do IMI de 0,4% para 0,36%, medida que representa uma redução de 10% da fatura de imposto a pagar pelo contribuinte portuense”, explica o documento.
O autarca vai apresentar a essa proposta de redução na próxima reunião de câmara, sugerindo igualmente “uma penalização” de 30% na taxa de IMI aplicada aos prédios urbanos degradados.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem