PUB
Junta da Galiza

Rui Rio é o próximo convidado do Clube dos Pensadores

Rui Rio é o próximo convidado do Clube dos Pensadores

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
“É preciso Reformar a Política?” é o mote para o debate agendado para 9 de fevereiro, às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.

Economista, ex-presidente da Câmara do Porto e destacado dirigente do PSD, Rui Rio é considerado um putativo candidato a líder do PSD, a primeiro-ministro ou a Presidente da República. “É uma reserva moral do PSD e dos portugueses”, afirma Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP), acrescentando que “muitos portugueses e muitos sociais-democratas acalentam a esperança de que Rui Rio um dia lidere o PSD e Portugal. A sua prestação na Câmara do Porto e na vida pública demonstra um perfil do político austero, rigoroso e equilibrado”.
O “divórcio entre os políticos e os portugueses” é explicado por “atitudes e comportamentos dos seus atores (políticos); falta do exemplo; excesso de privilégios; impunidade; a não separação entre política e justiça”, pelo que, de acordo com Joaquim Jorge, “a regeneração da política passa pela elaboração de um código de boas práticas e de várias reformas: lei eleitoral; poder judicial; partidos políticos; administração; educação.
“É preciso novas formas de fazer política e que a cidadania recupere o seu lugar. A democracia tem de deixar de estar sequestrada pelas elites políticas e financeiras. É preciso exercer a democracia e impugnar a hierarquia das estruturas do poder. Não querer nada com quem tenha contribuído para o atual modelo e estado de coisas”, resume Joaquim Jorge.
E é dentro deste cenário que Rui Rio participará neste debate do CdP, que iniciou o ano de 2015 com o cientista Sobrinho Simões.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile