PUB
CMPorto

Rui Pedro Silva conquista terceiro lugar do pódio da Maratona do Porto

Rui Pedro Silva conquista terceiro lugar do pódio da Maratona do Porto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O vencedor da prova foi o queniano Joash Mutai.

O português Rui Pedro Silva (Benfica) assegurou este domingo o terceiro lugar no pódio da 10.ª Maratona do Porto, ficando atrás do queniano Joash Mutai, vencedor da prova, e do etíope Getachew Abayu. Um atleta luso conseguiu, assim, pela segunda vez, ficar entre os três primeiros na prova portuense, depois de Alberto Chaíça ter conseguido o segundo lugar em 2002.
Ainda que o principal objetivo traçado antes da maratona fosse o de “chegar em primeiro”, Rui Pedro Silva mostrou-se satisfeito com o lugar conquistado. “O meu objetivo era ser o primeiro português a ganhar a Maratona do Porto. Mas, por volta dos 35 quilómetros, deu a ‘dor de burro’ e tive que afrouxar. Nos últimos quilómetros sofri muito, os dois atletas africanos ainda me fugiram, por volta dos 39 consegui ir buscá-los mas já vinha muito desgastado. A 500 metros do fim eles forçaram o ritmo mas eu já não conseguia. Mas foi muito bom”, referiu.
Do lado feminino, o pódio foi totalmente conquistado por atletas africanas, tendo a primeira classificada, a etíope Chaltu Waka, registado o tempo de 2:37.47 horas. A melhor portuguesa foi Anália Rosa, que chegou na quarta posição.
O balanço desta 10.ª edição da Maratona do Porto é, segundo Jorge Teixeira, organizador da prova, “extremamente positivo”. “Em primeiro lugar porque era um projeto em que ninguém acreditava e já faz 10 anos e, em segundo, porque há 10 anos tínhamos 300 inscritos e hoje temos mais de 3 mil na distância rainha da maratona”, salientou.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD-Bairro Feliz