
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal, considera que a instalação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na cidade do Porto “bom e conveniente” e reflete o “reconhecimento” pelo trabalho que tem sido feito na região.
Este é o “reconhecimento do trabalho que tem sido feito pelos hospitais do Porto, pelos profissionais e por todas as pessoas, administradores hospitalares”, afirmou Rui Moreira, à margem da reunião da autarquia, acrescentando que, quando comparada a eficiência relativamente a outros hospitais, o Norte está “melhor”.
O presidente do município disse ainda que o Porto tem os “recursos necessários para poder contribuir mais para aquilo que é um problema nacional”.
O ministro da saúde, Manuel Pizarro, referiu que a Direção Executiva do SNS “estará em plenitude de funções a partir do dia 1 de janeiro”, após a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2023.
A referida direção, que irá coordenar a resposta nas unidades de saúde públicas, será composta por cinco órgãos e terá estatuto de instituto público de regime especial para garantir autonomia para emitir regulamentos e orientações.
Recorde-se que a decisão de sediar a Direção Executiva do SNS no concelho do Porto foi anunciada por Manuel Pizarro a 23 de setembro.
Foto: Porto.